Associação Neo diz que provedores vão repassar redução do ICMS ao consumidor

Foto: Pixabay

Em carta divulgada na tarde desta quinta-feira, 25, a Associação Neo defende a imediata aplicação da Lei Complementar nº 194/2022, que determina a redução de alíquota de ICMS cobrado sobre os serviços de telecomunicações. De acordo com a entidade setorial, que representa mais de 200 Prestadores de Pequeno Porte (PPPs), as empresas deverão fazer o repasse, embora isso possa acontecer de acordo com o contexto de cada uma.

"Ressaltamos que nossos associados estão trabalhando com afinco para implementar as medidas de redução do ICMS nas faturas de seus clientes, observando as realidades e prazos de implementação de cada empresa", diz a entidade na sua manifestação.

Afirma ainda que a recomendação para todas as prestadoras associadas continua a ser de que elas adaptem o quanto antes serviços e sistemas de cobrança para que clientes possam usufruir desse importante benefício tributário, em conformidade com o que determina a referida Lei Complementar nº 194.

Notícias relacionadas

Segundo a entidade, a medida da Lei Complementar se soma às outras ações econômicas para controle da inflação e assegura a competitividade do setor.

Grandes operadoras

Todas as grandes operadoras informaram que estão trabalhando no repasse da redução da alíquota do tributo. Isso acontece após a Anatel e a Senacon sinalizarem que iriam tratar do assunto – no caso da agência, inclusive por meio de medida cautelar.

A TIM informou que está repassando a redução do ICMS ao consumidor, mas que isso acontece de forma gradual. A Oi, em nota encaminhada à imprensa nesta quinta-feira, 25, diz que "está repassando integralmente" a diminuição da alíquota, mas cita que isso acontece na mesma época do costumeiro reajuste dos planos anual. 

Já a Vivo disse que precisou adaptar "múltiplos sistemas" para o processamento do plano, e que, em setembro, cerca de 80% da base terá essa redução de valores. A Claro divulgou na quarta-feira, 24, que dará desconto retroativo para clientes que não receberam repasse imediato do corte no ICMS.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!