Anatel vê baixa procura por redes privativas em 3,7-3,8 GHz

Disponibilizada pela Anatel para a implementação de redes privativas de 5G pela indústria, a faixa de 3,7-3,8 GHz recebeu um número bem reduzido de solicitações de uso até o momento, segundo o superintendente de outorga e recursos à prestação da agência, Vinicius Caram.

"A gente aposta e o setor [industrial] brigou muito para ter a opção de espectro para redes privadas em 5G. Foi disponibilizada e não leiloada a faixa de 3,7-3,8 GHz, que poderia ser facilmente leiloada por bilhões de reais, mas nós temos até o momento se não me engano apenas três ou quatro pedidos de 5G para rede privadas", sinalizou Caram, em evento nesta quinta-feira, 25.

Segundo a agência, não era esperado um interesse tão "tímido" pela implementação de redes privativas no espectro, que tem a experiência da Alemanha como referência da adoção da faixa pelo segmento industrial. Para Caram, uma das razões para a baixa procura são as indefinições sobre o modelo de operação.

Notícias relacionadas

"Eu opero a rede, contrato alguém para operar ou uso modelo híbrido? Esse é o desafio para a indústria e integradores", apontou o superintendente, durante o evento sobre Internet das Coisas (IoT) organizado pela Everynet em São Paulo.

Na ocasião, outras faixas de espectro que podem em breve ser disponibilizadas para a indústria também foram lembradas. Entre elas, o 450 MHz "que está sendo tomado das operadoras que não fizeram uso apropriado" e o 410 MHz, que dependeria de atualização no Plano de Atribuição, Destinação e Distribuição de Faixas de Frequências (PDFF) da Anatel.

WiFi 6E

O mesmo aviso feito por Caram em relação ao 3,7-3,8 GHz também valeu para o WiFi 6E, que teve a faixa completa de espectro em 6 GHz destinada para uso não licenciado. Segundo o superintendente, alguns produtos da Cisco já foram certificados para utilização B2B, mas ainda não foram constatados movimentos da indústria para uso da opção em projetos de IoT.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!