Telecom investe 25% do gasto com publicidade na modalidade digital

Foto: Karolina Grabowska/Pexels

Cerca de 25% dos investimentos em publicidade das operadoras de telecom em 2023 aconteceram em mídias digitais, aponta a pesquisa do Interactive Advertising Bureau (IAB Brasil) realizada pela Kantar Ibope Media.

O setor supera áreas como saúde (24%), construção (20%) e brinquedos (16%), mostra o estudo, mas ainda está abaixo de outros segmentos mais intensivos em publicidade digital – como serviços em geral (49%), mercado pet (45%) e mídia (44%). 

De acordo com a pesquisa, a publicidade digital no Brasil registrou alta de 8% nos investimentos em 2023, para R$ 35 bilhões na soma de todos os setores da economia.

Notícias relacionadas

No ranking da participação de mercado dos segmentos, o de telecomunicações aparece na 12ª posição, com 2,74% de todo o bolo. Os líderes de share são comércio (23,24%), serviços ao consumidor (12,32%) e mídia e conteúdo (8,40%).

Portanto, a participação de telecom gira em torno de R$ 959 milhões. Aliás, no ano passado os desembolsos das teles com este tipo de investimento de mídia registraram queda de 3%.

Publicidade em alta

Desde 2020, quando avançou 27% durante a pandemia, o mercado de publicidade digital vem crescendo de maneira contínua – ainda que de forma mais moderada. Entre 2020 e 2023, o setor passou a arrecadar mais R$ 11,3 bilhões em investimentos, saindo de R$ 23,7 bilhões para os R$ 35 bilhões apurados em 2023.

Desse montante, 74% é destinada à publicidade mobile, ao passo que 26% vai para gastos com anúncios no desktop. Entre os canais, mais da metade (52%) vai para redes sociais, um terço (29%) para mecanismos de buscas e uma fração menor (19%) para publishers e verticais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!