O PIB do setor de telecomunicações cresceu 3,3% em 2023 após oito anos de taxas negativas no indicador, indicou a Anatel em seu novo Relatório Anual de Gestão.
O documento disponibilizado pela agência nesta sexta-feira, 3, detalha os projetos e as realizações do órgão ao longo de 2023. Ao analisar a dimensão econômica da cadeia de telecom, a Anatel observou que o crescimento no volume de serviços de telecom foi superior ao aumento do PIB da economia brasileira no ano passado (2,9%).
A última vez que a variação do volume de serviços do setor de telecomunicações havia sido positiva ocorreu em 2014, segundo os dados compilados pela Anatel a partir das estatísticas do IBGE.
"A conectividade de todos os brasileiros é cada vez mais plena. Nesse sentido, o Brasil encerrou 2023 registrando um total de 48,2 milhões de acessos em banda larga fixa, crescimento anual de 6,3%, enquanto na telefonia móvel, observou-se uma rápida expansão da base de usuários em 5G, que encerrou o ano com uma participação da ordem de 8,0% da base total de conexões móveis", recordou o presidente da Anatel, Carlos Baigorri, na mensagem constante no relatório de gestão da agência.