Concessionárias terão que atender 2,1 mil localidades com meta de rede de fibra até 2024

O Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou nesta segunda-feira, 26, a lista de municípios e localidades incluídos no quinto Plano Geral de Metas para a Universalização (PGMU V), que vigora de 2021 a 2025. Ao todo, serão atendidas 2531 localidades e sedes dos municípios, que deverão receber backhaul de fibra ótica como parte das metas de universalização. O novo Plano Geral de Metas de Universalização (PGMU V), foi assinado pelo presidente Jair Bolsonaro no final de janeiro. A nova lista aparece como um complemento à lista enviada nas obrigações de cobertura no edital do 5G.

A medida promove a instalação de redes de alta capacidade de transmissão, o chamado backhaul, para acesso à internet por fibra ótica, em 380 sedes de municípios e em 2.151 localidades brasileiras que ainda não dispõem dessa tecnologia. Todas as unidades da federação estão atendidas pelas metas colocadas no novo PGMU.

O PGMU V, aprovado pelo Decreto nº 10.610/2021, estabelece que as concessionárias de telefonia fixa (Oi, Vivo, Algar e Sercomtel) instalem backhaul com tecnologia de fibra óptica em sedes de municípios, vilas, áreas urbanas isoladas e aglomerados rurais. O cronograma de implementação prevê o atendimento de:

Notícias relacionadas

I – no mínimo, 10% dos locais até 31 de dezembro de 2021;

II – no mínimo, 25% dos locais até 31 de dezembro de 2022;

III – no mínimo, 45% dos locais até 31 de dezembro de 2023; e

IV – 100% dos locais até 31 de dezembro de 2024.

O PGMU V revogou a obrigação – prevista na edição anterior do Plano – de instalação de antenas 4G em 1.473 localidades. O atendimento a essas áreas seria realizado de forma escalonada, de 2019 a 2023.

Para compensar as localidades que seriam atendidas de 2021 a 2023, o PGMU V estabelece que elas serão priorizadas com telefonia móvel nos compromissos do edital de licitação das faixas de radiofrequências de 700 MHz, 2,3 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz (Edital do 5G).

Fechando o PERT

A lista de municípios e localidades que as concessionárias deverão atender com infraestrutura de fibra óptica como meta a ser cumprida do PGMU V complementa as obrigações contidas no edital do leilão do 5G e, com isso, cobre-se todas as cidades do Plano Estrutural de Redes de Telecomunicações.

Isso porque o edital prevê, para os vencedores da faixa de 3,5 GHz, o atendimento de "Compromissos de Construção de Redes de Transmissão (backbone ou Backhaul)" até o ano de 2025 para municípios com mais de 20 mil habitantes e 2026 para municípios com menos de 20 mil habitantes. Esta meta tinha um custo estimado, segundo dados pelo presidente da Anatel, Leonardo Euler de Morais, em R$ 2,5 bilhões para o atendimento de 1.280 municípios.

A mesma meta aparece no Plano Geral de Metas de Universalização V (PGMU V), aplicadas apenas aos concessionários de telefonia fixa (Oi, Vivo, Algar e Sercomtel). As concessionárias terão a obrigação de atender com rede de fibra óptica de 10 Gbps 100% das "sedes de municípios, vilas, áreas urbanas isoladas e aglomerados rurais, indicados pela Anatel".

Segundo apuração do Teletime, o edital de 5G enviado ao TCU tem uma lista de 603 municípios que hoje não têm backhaul e que passariam a ser atendidos como parte das obrigações das empresas vencedoras do leilão do 5G.

Segundo a versão mais atualizada do Plano Estrutural de Redes de Telecomunicações (PERT) divulgada pela Anatel, há no Brasil 988 municípios que ainda não têm redes de fibra. Isso significa que 60% da cobertura de fibra que ainda falta ao Brasil será coberta com o edital de 5G. O restante, com a nova lista publicada pela Anatel nesta segunda, ficará sob responsabilidade das concessionárias de telefonia fixa como parte do PGMU V que é o outro grande instrumento de política pública em que a universalização das redes de fibra está prevista.

A lista divulgada coloca 380 sedes de municípios como obrigação. Isso somado ao que foi enviado no edital do 5G, soma 983 municípios, a quase totalidade do apontado no PERT.

Custos

Mas o cumprimento das metas do PGMU está longe de ser uma certeza. Isso porque o Plano Geral de Metas de Universalização está todo baseado em uma conta de saldos em favor da União acumulados nos PGMUs anteriores, mas as concessionárias alegam que nunca viram o detalhamento desses cálculos para terem certeza de que concordam com os valores. Tampouco conhecem a metodologia de cálculo dos custos de construção deste backhaul em fibra nas localidades listadas.

As empresas estão ainda com processos de arbitragem em vias de serem abertos contra a Anatel justamente para discutir outros saldos, referentes a desequilíbrios passados da concessão, que teriam que ser considerados nas contas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!