Anatel libera 3,5 GHz para 5G em mais 187 cidades; veja lista completa

Como adiantado por TELETIME no último dia 13, a faixa de 3,5 GHz foi liberada para ativação de serviços 5G em mais 187 cidades brasileiras. A íntegra das localidades que terão o espectro disponível a partir do próximo dia 26 de junho pode ser acessada aqui.

A deliberação que confirmou a liberação da faixa foi realizada nesta quarta-feira, 21, pelo Gaispi (o grupo de acompanhamento do 3,5 GHz). Com a decisão, todos os 1.610 municípios que tinham previsão de serem liberados até o final do mês de junho passam a ter o 3,5 GHz disponível para utilização por estações do 5G standalone, perfazendo o total de 141 milhões de brasileiros – o que corresponde a 66,4% da população do Brasil.

Segundo a Anatel, a partir do mês de julho mais cidades poderão ter a faixa liberada de forma antecipada, conforme avancem as ações da Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (EAF).

Notícias relacionadas

A agência também ressalta que a liberação da faixa não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato nas localidades: a instalação antecipada de estações de quinta geração nessas cidades depende do planejamento individual de cada prestadora.

A decisão tomada pelo Gaispi segue diretrizes do Edital do 5G e abrange municípios onde a EAF já iniciou a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku e concluiu as ações necessárias para a desocupação desta faixa por sistemas do Serviço Fixo por Satélite (FSS), tendo instalado os filtros para a mitigação de interferências em todas as estações do FSS impactadas.

3 COMENTÁRIOS

  1. Fico imaginando aqui em Rondônia ou mais preciso Campo Novo de Rondônia tudo aqui chega por último asfalto, telefone fixo médico hospital telefone celular até hoje estamos morrendo com 2G péssimo nunca funcionou e Anatel nem sabe onde fica esta cidade e olha que temos um senador da República nascido na cidade eleito com quase 90%dos votos

  2. Então Márcio Martins essa situação que vc mencionou não é pela localização de seu município, aqui onde moro no MS é a mesma situação, somos esquecidos pará bem feitoria, só somos lembrados em épica das eleições com promessas e mais promessas nunca são cumpridas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!