Anatel aprova manuais do RGC para call center 24 horas e registro de ofertas

A Superintendência de Relações com Consumidores da Anatel publicou cinco novas propostas de capítulos para o Manual Operacional do Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações (RGC).

O despacho consta no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira, 25. Entre os destaques, está a proposta de manual para call center ativo 24 horas para demandas urgentes, além de um sistema de registro de ofertas.

A oficialização das novas propostas para o manual ocorre nesta mesma semana que deve ser decisiva para o RGC. Isso  porque o Conselho Diretor da reguladora se reunirá hoje para avaliar, entre outros assuntos, os pedidos de anulação de Claro, Oi, TIM e Vivo sobre o regulamento.

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Com relação às propostas de capítulos para o Manual Operacional, são estes:

  • I – Sistema de Registro de Ofertas;
  • II – Call Center 24h – Demandas Urgentes;
  • III – Conceito de Primeiro Menu;
  • IV – Formato de Protocolo e Rastreabilidade de Demandas;
  • V – Regra de Transição para os Setores de Atendimento Presencial do RGC/2014; e,
  • VI – Etiqueta Padrão.

As propostas de capítulos acima, conforme determinado pela Anatel, serão consolidadas em um único Manual. Feito isso, a agência vai encaminhar o material "às prestadoras, para cumprimento da obrigação definida no art. 96, § 3º, do Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações, aprovado pela Resolução nº 765, de 6 de novembro de 2023". 

Em resumo, o Manual Operacional da Anatel contém as orientações sobre como as empresas devem atuar em relação à prestação de serviços, atendimento ao cliente, fiscalização, por exemplo. 

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