Bolsonaro assina decreto que estabelece PGMU V

Será publicado no Diário Oficial da União da quinta-feira, 28, o novo Plano Geral de Metas de Universalização (PGMU V), com validade de 2021 a 2025. Como principal novidade, o decreto do governo, assinado nesta quarta, 27, pelo presidente Jair Bolsonaro, estabelece a obrigação para as concessionárias de telefonia fixa (STFC) de implantar backhaul de fibra em todos os municípios até o final do quinquênio. 

Conforme o PGMU V, essa infraestrutura deverá ter capacidade mínima de 10 Gbps e atender a municípios, vilas, áreas urbanas isoladas e aglomerados rurais que não dispõem da infraestrutura. Essas localidades deverão ser indicadas pela Anatel, que tem três meses para concluir esse trabalho. 

A agência tem procurado realizar levantamento junto com a associação de provedores regionais Abrint para indicar as cidades onde já há a presença de pequenos provedores com fibra. Somente neste mês, a entidade identificou mais de 500 cidades que já contavam com a infraestrutura, mas que não estavam na base de dados da Anatel.

Notícias relacionadas

Móvel

A estimativa do Ministério das Comunicações é que a cobertura com fibra alcance 5,5 mil municípios brasileiros até 2024, o que equivale a 99% do total. O decreto também determina que 1.105 locais sem cobertura 4G sejam contemplados com essa tecnologia LTE como compromisso de cobertura do edital do leilão de 5G. 

A obrigação de backhaul de fibra foi colocada pelo conselho diretor da Anatel na proposta do PGMU V em substituição à meta existente no PGMU IV, que previa o atendimento de localidades com acesso 4G. Esta meta era questionada pelas empresas e pela própria Anatel agência, por representar grande insegurança, já que a rede 4G não está necessariamente vinculada à mesma rede do STFC, o que poderia gerar discussão sobre reversibilidade desta estrutura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!