Oferta prioritária não basta e acordo Vivo/Winity deve ser barrado, dizem provedores

Foto: Pexels

Em petição conjunta enviada à Anatel nesta terça-feira, 8, provedores regionais e de infraestrutura passiva reunidos na TelComp, Associação Neo e Abrintel rechaçaram a possibilidade de acordo que permita sinal verde da agência para o compromisso entre Vivo e Winity em torno do 700 MHz nacional licitado no leilão de 2021.

A sinalização consta em documento endereçado ao conselheiro relator do caso na Anatel, Alexandre Freire. Liderando tentativa de autocomposição no impasse sobre o 700 MHz da Winity (o qual a Vivo tenta alugar metade da capacidade em 1,1 mil cidades), o conselheiro sinalizou, no último dia 27, arranjo onde uma oferta prioritária do espectro seria feita às entrantes no mercado móvel, com ausência de interesse liberando o uso pela Vivo.

TelComp, Associação Neo e Abrintel, contudo, questionam tais premissas na petição. "Não há que se falar em autocomposição quando o objeto do acordo pretendido acarreta ofensa direta à finalidade pública e ao escopo do próprio edital do 5G", colocaram as entidades – recordando que a licitação do 700 MHz no leilão de 2021 não permitia a participação das grandes operadoras.

Notícias relacionadas

"A proibição expressa de não participação da Telefônica [Vivo] na primeira rodada do referido certame não pode ser subvertida por artifício jurídico que permita o seu uso desse insumo de forma exclusiva", defendeu o trio, que não faz parte dos terceiros interessados formalmente admitidos no processo (ao contrário das operadoras entrantes Unifique e Brisanet).

"Apesar do esforço feito por esse d. Conselheiro Relator para viabilizar uma solução consensual entre os interessados, é inegável que houve o bloqueio desse insumo – espectro nobre em faixa < 1 Ghz – por quase dois anos, sem que seja possível composição na medida em que a natureza do acordo firmado pela Winity é irreplicável para os demais interessados e tem como premissa a exclusividade conferida àquela prestador móvel dominante", colocaram TelComp, Neo e Abrintel – solicitando mais uma vez a reprovação do compromisso, anunciado há exatamente um ano.

Ponto a ponto

Dentre os aspectos questionados pelas associações nas balizas para a possível chamada prioritária é a possibilidade de atendimento com subfaixas equivalentes, além do 700 MHz. O argumento é que por já estar limpa e pronta para uso, a faixa hoje usada pelo 4G não teria condições replicáveis por outras alternativas.

Também foram questionados os "parâmetros temporais razoáveis" indicados como baliza na oferta aos provedores, depois da qual o espectro da Winity poderia ser disposto à Vivo. A segurança para estabelecimento da futura negociação foi ponto colocado por TelComp, Associação Neo e Abrintel.

O trio também descartou a possibilidade de um chamamento público para o 700 MHz, algo que estaria sendo pleiteado pela Winity no âmbito do processo. "Nem a Anatel, nem a Winity, podem desconsiderar a política pública instrumentalizada por intermédio do Edital do 5G e dar outra destinação ao espectro que foi licitado para fomentar a competição no segmento móvel e para ser utilizado pelos prestadores entrantes que adquiram os blocos regionais da faixa de 3,5 GHz", defendeu a petição.

Em paralelo, as associações também descreveram cenário de inúmeras tentativas de negociação promovidas pela Winity – mas que não teriam apresentado condições compatíveis e que seriam impraticáveis para os novos entrantes, de acordo com a petição à Anatel.

Outro aspecto questionado foi a possibilidade de ofertas casadas pela Winity, com condicionamento do uso do espectro à aquisição de infraestrutura de suporte, como torres. O modelo, segundo Abrintel, Neo e TelComp, não deveria ser permitido pela Anatel "até pela irreplicabilidade da oferta".

Ressalte-se, contudo, que a Winity levou a licitação da faixa de 700 MHz para ser uma operadora de SMP, e não apenas uma agenciadora de espectro, e desde o início se colocou como uma provedora de rede neutra. A empresa do fundo Pátria coloca o acordo com a Vivo como essencial para a sustentabilidade de seu modelo de negócios e para o cumprimento de compromissos associados ao espectro de 700 MHz, adquirido por R$ 1,4 bilhão em 2021. Já a Vivo promete ativar o recurso locado (5+5 MHz da capacidade de 10+10 MHz da atacadista) em 98% das 1,1 mil cidades inseridas no negócio. Além do espectro, a tele deve contratar 3,5 mil sites da Winity e permitir que esta ative sua própria rede móvel em modelo de compartilhamento de rede (RAN sharing).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!