Oi sinaliza pedido de arbitragem em relação a desequilíbrios da concessão

Decisão judicial

A Oi sinalizou à Anatel, no começo deste ano, a abertura do pedido de arbitragem no contrato de concessão de telefonia fixa (STFC) em relação ao seu equilíbrio econômico financeiro. Caso a arbitragem seja aberta, será a primeira vez que este mecanismo é acionado em relação à concessão de telefonia e às decisões e atos passados da União que podem ter afetado o equilíbrio dos contratos. A arbitragem é um mecanismo que está previsto no contrato de telefonia fixa e já era esperada há pelo menos dois anos, quando o debate sobre o equilíbrio econômico-financeiro e sustentabilidade das concessões chegou a um ponto mais crítico.

No final de 2018, a Oi questionou administrativamente a Anatel sobre os pontos que considerava danosos ao equilíbrio dos contratos, com base em um estudo de consultoria realizado em conjunto com as outras concessionárias (Telefônica e Algar). As outras operadoras fizeram o mesmo. Com  o tempo, e com as manifestações contrárias da Anatel (também esperadas) chegou-se ao ponto definitivo em que um árbitro externo se tornou a única solução para o impasse. Procurada, a Oi preferiu não se manifestar.

Nesses casos de arbitragem, o processo sai da Anatel e passa a ser conduzido pela Câmara de Conciliação e Arbitragem da Administração Pública Federal e pela Procuradoria Federal Especializada da agência, ambas as instâncias vinculadas à Advocacia Geral da União (AGU). Espera-se para o início de fevereiro uma primeira reunião entre a AGU e a Oi para decidir o árbitro neutro e demais procedimentos do processo.

Notícias relacionadas

O início do imbróglio que desencadeou o processo de arbitragem foi analisado em detalhes por TELETIME nesta reportagem, de janeiro de 2019.

No final de 2018, as concessionárias de STFC colocaram para a Anatel uma lista de eventos que, do ponto de vista delas, desequilibraram as concessões nos últimos anos, o que potencialmente poderia gerar saldos bilionários em favor das empresas. Um destes saldos, já bastante conhecido, é o referente às metas de backhaul, por exemplo, da ordem de R$ 3,5 bilhões que a Anatel entende ter em desfavor das empresas, e que elas questionam. Mas há outros eventos (e valores) envolvidos, como episódios de atrasos na homologação de tarifas, redefinição do índice de reajuste (que em 2003 deixou de ser o IGP-DI e passou a ser o Índice Setorial de Telecomunicações – IST), a metodologia do chamado fator X (ganhos de produtividade das empresas) entre outros. Em 2018, falava-se em pelo menos nove fatores de desequilíbrio, sobre os quais a agência se debruçou nos últimos dois anos, inclusive se preparando juridicamente para a disputa. Tanto a Anatel quanto as empresas sabiam que esse processo desaguaria em um processo arbitral. A questão agora é quanto tempo durará essa discussão, mas a expectativa é que ele não se resolva em menos de 18 meses a dois anos, terminando justamente às vésperas do fim do prazo de concessão (2025).

Reflexos

O debate arbitral terá reflexos em outro debate que a Anatel precisa encaminhar ainda em 2021, que é o processo de migração das concessões de STFC para autorizações, conforme as regras previstas no novo modelo de telecomunicações (Lei 13.879/2019). Este processo de migração considerará justamente uma série de valores, entre eles os saldos que a agência vê em favor da União, mas as concessionárias certamente colocarão os valores de desequilíbrios do passado na conta, e por isso as análises apresentadas na arbitragem serão relevantes.

Outro elemento chave da conta que a Anatel precisa fazer são os bens reversíveis. A metodologia que orientará a Anatel está sendo feita pela consultoria Axon Partners Group Consulting, que em conjunto com o CPQD e com a Management Solutions levou por US$ 8 milhões a licitação realizada pela UIT no ano passado para desenvolver esse trabalho. Segundo apurou este noticiário, em janeiro já houve uma primeira discussão entre os consultores, a Anatel e o TCU para estabelecer alguns critérios daquilo que será colocado no cálculo. Há ainda informações que precisam ser passadas pelas concessionárias referentes a 2019, mas a expectativa é que a metodologia esteja concluída no início do segundo semestre.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!