V.tal e FiBrasil têm sobreposição de rede neutra em 31 cidades; veja comparação

Dois dos principais players no mercado de redes neutras de fibra óptica até a residência (FTTH), a V.tal e a FiBrasil estão ambas presentes em 31 municípios, apontou levantamento realizado por TELETIME a partir da infraestrutura ofertada pelas duas empresas.

A sobreposição entre as redes neutras ocorre em 40% das 76 cidades onde a FiBrasil reportou presença em agosto, conforme o site da operadora. Com maior capilaridade, a V.tal informou a este noticiário que tem a oferta FTTH presente em 247 municípios. A análise da sobreposição de redes das duas provedoras de redes neutras é importante porque as empresas contratantes têm preferido fechar acordos não exclusivos, justamente para aproveitarem a cobertura complementar. Somando as coberturas de V.tal e FiBrasil apenas, descontadas as sobreposições, há uma cobertura potencial de 292 municípios. Veja uma comparação dos principais números das duas empresas:

FiBrasilV.tal
Cidades em agosto/202276247
Estados1627
Capitais527
Lares com fibra disponível (HPs) em agosto/2022~ 2,5 milhões~ 17 milhões
Meta6 milhões de HPs até 202434 milhões de HPs até 2025
Notícias relacionadas

Sul

Tanto a V.tal quanto a FiBrasil têm dado importância ao Sul do País no início dos projetos: a primeira atende 79 municípios na região e a segunda, 31.

No Rio Grande do Sul (onde a Sky vai começar a ativar clientes de FTTH a partir da rede da FiBrasil), os números são bem próximos: 27 x 26, com sobreposição em apenas quatro cidades. Já no Paraná a FiBrasil não atua, enquanto a concorrente tem a maior capilaridade em número de cidades cobertas com a rede neutra em uma mesma UF (36).

Outro estado estratégico para as duas empresas é Minas Gerais, onde a V.tal tem presença em 28 cidades e a FiBrasil, em 11 (sendo sete com sobreposição). O footprint ajuda a explicar porque a Vero Internet – operadora de banda larga com atuação justamente na região Sul e em Minas – tenha sido uma das primeiras clientes da rede neutra das duas competidoras.

cidades em agosto/2022FiBrasilV.talSobreposição
Sul31795
Sudeste197011
Nordeste13488
Centro-Oeste10314
Norte3193
total7624731

A V.tal também tem presença relevante no Rio de Janeiro (29 cidades), na Bahia e em Santa Catarina (ambas com 16), além de oferecer a rede neutra FTTH em todas as capitais do País. A relação completa com as cidades cobertas pela V.tal com o serviço pode ser acessada aqui.

Estratégias

A diferença nos números totais das duas empresas reflete estratégias distintas. Joint-venture formada pela Vivo e o fundo canadense CDPQ, a FiBrasil não atua no estado de São Paulo (onde a sócia operadora é concessionária da telefonia fixa) e tem foco declarado em cidades médias. Até agora, Manaus, Belém, Palmas, Teresina e São Luís são as únicas capitais com rede neutra da empresa disponível.

Já a V.tal é fruto da venda do controle do negócio de fibra óptica da Oi ao BTG Pactual e tem ampla presença nacional, com backbone óptico de mais de 400 mil km que alcança um total superior a 2,3 mil cidades.

A ampliação da rede neutra de FTTH da V.tal neste mercado potencial tem ocorrido de forma gradativa. Quando a marca foi lançada há cerca de um ano, as casas com fibra óptica disponível para contratação (ou HPs) somavam 12 milhões. A capilaridade já era de 15 milhões em fevereiro deste ano (ainda sob controle da Oi), 16 milhões em maio (quando o BTG assumiu oficialmente o negócio) e 17 milhões de HPs em julho, indicando ritmo intenso de construções.

No caso da FiBrasil, o alcance inicial herdado da Vivo foi de 1,6 milhão de HPs. A empresa encerrou 2021 reportando 2 milhões de casas passadas e, na metade deste ano, 2,5 milhões de HPs. Com meta de alcançar 6 milhões de HPs até o fim de 2024, a operadora já sinalizou uma maior velocidade de expansão e interesse por crescimento via aquisições – visto a oferta realizada para compra da Vero Internet.

Do ponto de vista comercial, a celebração de acordos recentes com a Sky e com a própria Vero foi apontada pelo comando da FiBrasil como indicativo da consolidação do mercado nacional de redes neutras. Já a V.tal comemorou recentemente mais de 40 clientes na oferta de fibra neutra da empresa, incluindo aqueles em fase de integração. O grupo inclui entrantes que utilizam a infraestrutura para ofertas de banda larga 100% digitais, além de provedores regionais.

Sobreposição

Confira a lista completa das cidades onde há ofertas de rede neutra da FiBrasil e da V.tal em agosto. Vale lembrar que atuação de ambas em um mesmo município não implica que a oferta FTTH ocorra necessariamente nos mesmos bairros. E é importante destacar que há outros provedores de redes neutras no mercado, como American Tower e iSystem (ligada à TIM e à IHS).

  • 7 – Minas Gerais (Divinópolis, Nova Lima, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Ribeirão das Neves, Sete Lagoas e Varginha).
  • 4 – Bahia (Itabuna, Porto Seguro, Barreiras e Vitória da Conquista) e Rio Grande do Sul (Santo Ângelo, Ijuí, Garibaldi e Erechim).
  • 3 – Rio de Janeiro (Barra Mansa, Cabo Frio e Volta Redonda) e Goiás (Morrinhos, Jataí e Catalão).
  • 2 – Maranhão (São Luís e Paço do Lumiar)
  • 1 – Amazonas (Manaus), Espírito Santo (Cachoeiro do Itapemirim), Mato Grosso (Sinop) Pará (Belém), Pernambuco (Petrolina), Piauí (Teresina), Santa Catarina (Navegantes) e Tocantins (Palmas).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!