Labriola segue como CEO do Grupo TIM; Alberta Figari preside conselho

Pietro Labriola e Alberta Figari do Grupo TIM. Imagem: Divulgação/TIM com Arte/Teletime

A assembleia geral de acionistas do Grupo TIM (controlador da TIM Brasil), realizada nesta terça-feira, 23, elegeu nove membros para o Conselho de Administração da companhia. A chapa inclui o executivo Pietro Labriola, que foi reconduzido ao cargo de CEO da marca para os próximos três anos.

Os acionistas também votaram pela eleição da executiva Alberta Figari como presidente do conselho de administração. A executiva italiana é especializada fusões e aquisições e finanças corporativas, além de ter amplo currículo na área de governança.

No caso de Labriola, o profissional foi CEO da TIM Brasil e, desde o início de 2022, ocupa o cargo mais alto da companhia na matriz italiana.

Notícias relacionadas

A assembleia geral de acionistas do grupo italiano teve a participação de 50,77% do capital social ordinário da empresa. Segundo comunicado, a chapa que recebeu a maioria dos votos (48,97%) foi a apresentada pelo Conselho de Administração que já estava no cargo anteriormente. 

Maior acionista do Grupo TIM, a Vivendi não indicou nomes para o conselho da administração. Mas a empresa francesa conseguiu qualificar uma chapa majoritária para o Conselho Fiscal, com 75,39% dos votos.

Confira a relação completa dos nomes eleitos para o Conselho de Administração, com os asteriscos significando membros independentes. Pela chapa majoritária os seis nomes são: 

  • Alberta Figari, para o cargo de presidente;
  • Pietro Labriola, reconduzido como CEO;
  • Giovanni Gorno Tempini;
  • Paola Camagni*;
  • Federico Ferro Luzzi*;
  • Domitila Benigni*.

Já a lista apresentada pela Merlyn Partners obteve 2,38% dos votos e teve eleitos os seguintes nomes. Vale lembrar que o grupo tem questionado o direcionamento estratégico da TIM:

Umberto Paolucci*;

Stefano Siragusa.

Por fim, na lista apresentada pela Bluebell Capital, que obteve 1,01% dos votos, foi eleita Paola Gianotti De Ponti*.

Todos os membros eleitos foram escalados para o triénio 2024-2026. Eles permanecerão nessas funções até que as demonstrações financeiras referentes ao ano que termina em 31 de dezembro de 2026 sejam aprovadas. 

Conselho Fiscal

Além dos 75,39% de apoio obtidos pela chapa da Vivendi para o conselho fiscal do Grupo TIM, uma chapa apresentada por um grupo de gestores de fundos e sociedade de investimentos abertas obteve mais de 17,63% dos votos.

Já o candidato que está em primeiro lugar entre os auditores permanentes da chapa minoritária, Francesco Fallacara, foi nomeado presidente do órgão de controle financeiro da tele.

Na mesma assembleia, os acionistas aprovaram as demonstrações financeiras referentes a 31 de dezembro de 2023, da qual a companhia italiana registrou prejuízo líquido de 995 milhões de euros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!