Campelo: reter redução do ICMS ou repasse em dados tira credibilidade das teles

Atenta ao repasse da redução do ICMS pelas operadoras de telecom, a Anatel entende que a falta de reflexo na conta de usuários poderia impactar a credibilidade do setor, segundo o conselheiro da agência, Emmanoel Campelo.

Durante o evento Feninfra Live, promovida pela Feninfra e por TELETIME, Campelo lembrou que a Anatel monitora a necessidade de uma cautelar para garantir o repasse e que vai acompanhar os planos de reajuste retroativo anunciados pelas grandes (Claro, Oi, TIM e Vivo) ao longo da última semana.

"Conversamos internamente e o valor tem que se refletir em desconto na fatura do consumidor. Não é adequado outra forma, como aumento de pacote de dados. A lei foi pensada para refletir diminuição de custo", sinalizou o conselheiro, na discussão com empresas, entidades e o Ministério das Comunicações (MCom).

Notícias relacionadas

"Se temos empresas que não fazem o repasse, tira até a credibilidade perante Legislativo e Executivo de se cogitar novas reduções ou redução permanente", prosseguiu Campelo, criticando qualquer forma de "jeitinho brasileiro" ou repasses em dezembro de uma redução que começou a ser introduzida pelos estados em julho.

"No momento pós-pandemia há necessidade de aquecimento da economia, e não por outro motivo houve redução tributária generalizada. Combustíveis, energia e telecom são serviços indutores da atividade econômica. A ideia é reduzir custos para usuários e empresas terem capacidade de investimento e produção", completou o conselheiro. A Lei Complementar nº 194 estabeleceu um teto de cobrança do ICMS pelos estados sobre serviços essenciais.

O próprio Campelo, contudo, relembrou que há estados ainda não regulamentaram a medida. Em paralelo, prestadoras de menor porte enquadradas no regime tributário do Simples não devem ser alcançadas pela medida, visto que não são tributadas pelo ICMS.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!