Claro ultrapassa marca de 1 milhão de clientes com fibra na banda larga

Foto: Tobias Brixen/Flickr

Operadora líder em market share na banda larga fixa brasileira, a Claro ultrapassou no mês de maio a marca de 1 milhão de clientes atendidos com fibra óptica, após acelerar os investimentos na tecnologia no País.

Nos cinco primeiros meses de 2023, a empresa reportou à Anatel 139 mil novos clientes em fibra, sendo 31 mil deles registrados no mês de maio. Ao atingir 1,024 milhão de acessos ópticos na divulgação mais recente da reguladora, a Claro acumula crescimento de 44% na base atendida pela tecnologia nos últimos doze meses.

O avanço é maior que o visto em 2022, quando a fibra já se tornava um dos focos estratégicos da empresa no Brasil (no ano passado, a base óptica cresceu 42%). Além da expansão com rede de fibra em novas cidades, a Claro também tem apostado na sobreposição do FTTH com as tradicionais redes HFC (cabo) da empresa.

Notícias relacionadas

Até maio, o cabo seguia responsável pelo atendimento de 88% dos 9,8 milhões de clientes da operadora – que também tem atualizado a rede HFC para alcance de velocidades como 1 Gbps. Já a fibra óptica corresponde ainda corresponde a cerca de 10% da base de assinantes da tele.

As principais competidoras da Claro no mercado de banda larga têm mais de 80% do parque em fibra, ao passo que os maiores provedores regionais se aproximam dos 100%. Nacionalmente, a fibra é responsável por cerca de 71% dos acessos brasileiros (mais de 32 milhões de contratos).

Grupos

Considerando todas as tecnologias, a Claro teve saldo positivo de 16 mil acessos em maio (para 9,8 milhões), enquanto a Vivo veio em seguida com 12 mil adições (para 6,520 milhões de acessos). Líder em FTTH no Brasil com mais de 5,7 milhões de assinantes com o recurso, a Vivo ainda teve 51 mil adições na tecnologia de fibra em maio.

Já a Oi ficou com a base praticamente estável em 5 milhões de assinantes no consolidado das tecnologias, sendo 4,1 milhões em fibra. Neste caso, mais de 200 mil acessos da empresa foram reclassificados de fibra para cobre no mês de maio, conforme os sistemas da Anatel. Segundo informou a empresa a TELETIME no dia 3 de julho, os dados devem ser revistos, ajustados e reenviados à agência.

Já entre as demais competidoras, a Vero adicionou 43 mil clientes com ajuda da integração da Fixtell, enquanto a holding de provedores regionais Alloha Fibra (que reúne marcas como Mob, Sumicity e VIP Telecom) teve 17 mil adições. Destaque em termos de crescimento orgânico na banda larga, a Brisanet somou 13 mil novos clientes, marca parecida com o saldo da TIM em maio (12 mil).

Geral

No consolidado do mercado 45,86 milhões de acessos foram reportados por operadoras de todos os portes à Anatel em maio. O número está cerca de 400 mil contratos abaixo do apontado em abril – ou 46,268 milhões.

Como existe subnotificação das informações de assinantes por parte de pequenas prestadoras, as informações totais do mercado de banda larga são usualmente atualizadas pela Anatel no meses seguintes. A própria divulgação de abril foi revista em 646 mil acessos, inicialmente não informados por PPPs.

1 COMENTÁRIO

  1. Como????????, o Tiago Lifer, diz em propaganda que milhões de clientes testaram e aprovaram a banda larga e só agora passaram de 1 milhão, propaganda enganosa……..

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!