Os dados de abril da Anatel para o mercado de banda larga fixa indicaram um crescimento entre as operadoras de grande porte – inclusive no caso da Oi, que teve no mês o primeiro saldo positivo de adições líquidas em 2023.
De forma geral, 45,622 milhões de acessos foram reportados por operadoras de todos os portes à agência – número abaixo dos 46,197 milhões de março. Vale lembrar que os dados da banda larga costumam ser corrigidos nos meses seguintes; as próprias informações de março foram atualizadas em 481 mil acessos, até então subnotificados por pequenos provedores.
Já em abril as prestadoras de pequeno porte recuaram para 23,448 milhões de acessos (em cifra que também pode ser revista), enquanto os grandes grupos avançaram para 22,174 milhões.
Líder de mercado com 9,809 milhões de clientes na banda larga, a Claro teve mais de 9 mil adições líquidas – mesmo patamar atingido pela Vivo, que fechou abril com 6,520 milhões de acessos. No ano, a Claro soma 58 mil adições e a Vivo, 45 mil.
Já a Oi registrou 2 mil adições líquidas, na primeira variação positiva da base no ano (para 5,008 milhões). A operadora teve 43,9 mil desconexões líquidas nos quatro primeiros meses de 2023, em perdas relacionadas às tecnologias legadas – visto que na fibra óptica a companhia segue crescendo. O Oi Fibra adicionou 34 mil novos clientes em abril e 113 mil no ano, para 4,347 milhões de usuários FTTH.
A marca na fibra foi maior que a registrada entre as líderes de adições orgânicas do mercado brasileiro. A Brisanet somou 19 mil novos clientes em abril, para 1,178 milhão, enquanto a Alloha contabilizou 18 mil novos acessos no mês (para 1,462 milhão). As empresas têm 77 mil e 83 mil ativações no acumulado do ano, na ordem.