Desconexão de celulares pré-pagos marca mês de abril

Foto: Pexels

O mercado móvel encerrou abril mantendo o patamar de 251 milhões de linhas ativas, após leve variação negativa (-68 mil acessos) no mês. Mas se contabilizados apenas os celulares (excluindo M2M e terminais PoS), um desligamento de mais de 870 mil linhas pré-pagas ocorreu, com destaque para TIM e Vivo.

Ao todo, a desconexão de 477 mil acessos considerados "padrão" foi contabilizada em abril, com ganhos no pós-pago compensando parcialmente as perdas no pré. A TIM foi responsável por 451 mil chips a menos e a Vivo, por 249 mil desconexões. Já a Claro evitou queda maior na cadeia ao registrar adição líquida positiva de 221 mil celulares.

A razão para a diferença entre as performances foi justamente o pré-pago – que diminuiu 875 mil linhas no mês. No segmento a TIM perdeu ou desligou 538 mil chips, em número que chegou a 386 mil no caso da Vivo. Já a Claro adicionou 53 mil usuários pré-pagos em abril, compensando um pouco a retração.

Notícias relacionadas

A situação foi distinta no pós-pago, onde todas as operadoras avançaram. A Claro liderou mais uma vez, com 167 mil adições, seguida da Vivo com 137 mil e da TIM com 87 mil novos clientes. O segmento é considerado o mais relevante do ponto de vista de geração de receitas.

Na soma do pós e pré, a Vivo encerrou abril com 98 milhão de linhas (sendo 82,8 milhões do tipo "padrão"), seguida da Claro com 83,1 milhões (69,1 milhões). Já a TIM contabiliza 61,3 milhões de acessos, sendo 56,7 milhões quando excluído M2M e PoS.

5G

Outro aspecto comercial relevante, o 5G encerrou abril com 8,8 milhões de acessos, após a adição de 690 mil linhas à rede.

A Vivo adicionou mais clientes à tecnologia do que a Claro (276 mil x 266 mil), que, por sua vez, somou 3,4 milhões de clientes de quinta geração contra 3,3 milhões da rival. Já a TIM tem base 5G de 2 milhões, após 147 mil ingressos na rede em abril.

Internet das Coisas

Fora os celulares "padrão", acessos de comunicação machine to machine (M2M) e terminais de ponto de serviço (como máquinas de cartão) também são reportadas como acessos móveis à Anatel, totalizando 40,4 milhões de linhas em abril.

A Vivo é líder do segmento com 15,1 milhões de acessos e 218 mil chips M2M ou PoS adicionados no mês. A Claro tem 13,9 milhões (sendo 53 mil conquistados em abril) e a TIM, 4,5 milhões (+77 mil). Algar e Datora também são players relevantes nesta arena, com 3,3 milhões e 2,1 milhões de acessos, na ordem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!