A Embratel anunciou o lançamento do Smart Silo, uma solução para o monitoramento de grãos em silos para o setor do agronegócio.
Desenvolvido em parceria com a Telemática Sistemas Inteligentes, a oferta combina dispositivos de Internet das Coisas (IoT), big data e recursos de Inteligência Artificial (IA), todos armazenados em nuvem.
O recurso apresenta os indicadores para o controle de condições ambientais dos locais de armazenamento dos grãos, em busca de melhor qualidade e durabilidade, além de evitar perdas e possíveis acidentes causados pela emissão de gases pelos grãos ou por erros humanos.
Entre os indicadores estão a qualidade do grão, por meio da medição de concentração de CO2 no silo; volume e tonelagem; temperatura, utilizando apenas sensores, sem a necessidade de cabos; e níveis de umidade.
Os dados coletados são registrados em uma plataforma web para permitir o acesso às informações em tempo real. Estes dados poderão ser utilizados para o processo de tomada de decisões no dia a dia do armazenamento. Assim, a tecnologia pretende garantir mais eficiência nas operações, com rastreabilidade e garantia de qualidade da produção, além de otimização e planejamento operacional e logístico.
"A nova solução da Embratel automatiza as atividades para o controle do armazenamento de grãos, que hoje ainda é realizado manualmente por profissionais que precisam subir até o topo dos silos para efetuar as medições, e de forma apenas estimada", afirma o diretor de Soluções IoT da Embratel, Eduardo Polidoro.