Vivo vai conectar fazendas do Grupo Bom Jesus no Mato Grosso

Foto: Freepik

A Vivo anunciou nesta segunda-feira, 29, uma parceria para levar conectividade 4G a algumas fazendas do Grupo Bom Jesus no Estado de Mato Grosso. A tele será a responsável pela infraestrutura física do projeto, como backhaul e infraestrutura de torres. 

Por meio da frequência de 700 MHz, a cobertura da operadora vai atender uma área com 28 mil hectares com 4G. Além disso, a infraestrutura terá as redes Narrow Band IoT (NB-IoT) e Long Term Evolution for Machines (LTE-M), voltadas à aplicações digitais no campo. 

A iniciativa vai possibilitar ao Grupo Bom Jesus – uma gigante agrícola com atividades na produção de soja, milho e algodão, pecuária, defensivos e transporte – a avançar o processo de digitalização das propriedades, permitindo o acompanhamento em tempo real das áreas de cultivo, da performance dos maquinários e das estações climáticas. 

Notícias relacionadas

"A parceria com o Grupo Bom Jesus tem potencial para alavancar a utilização das tecnologias disponíveis e criar um ambiente dinâmico e veloz, através da captação de dados da operação no campo em tempo real, trazendo eficiência e produtividade para o processo produtivo", disse Diego Aguiar, diretor de IoT e Big Data da Vivo, em comunicado.

"A transformação digital no campo, impulsionada pela conectividade 4G, oferece oportunidades significativas para aumentar a eficiência, a produtividade e a sustentabilidade nas atividades agrícolas. Ela nos capacita a tomar decisões mais informadas e aprimora a qualidade das nossas operações, contribuindo para um desenvolvimento sustentável", afirma Laerte Marroni, gerente de TI do Grupo Bom Jesus.

Características

Além da cobertura 4G, as demais tecnologias habilitadas pelo projeto devem atender demandas distintas. Enquanto a rede NB-IoT responde melhor por dispositivos estáticos, com aplicações de sensoriamento do clima como temperatura ambiente, umidade do solo e incidência solar, tipicamente utilizadas em estações meteorológicas, a tecnologia LTE-M apresenta melhor performance em aplicações que demandam mais mobilidade, a exemplo de telemetria de maquinários agrícolas, afirma a tele.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!