Em reunião ordinária realizada nesta sexta-feira, 17, o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) aprovou a doação de R$ 250 mil reais para a organização sem fins lucrativos "Ação da Cidadania", com o objetivo de apoiar as ações das entidades que se organizam no atendimento ao povo gaúcho.
O colegiado lembrou que as enchentes no estado causaram grandes impactos sociais e econômicos, provocando inúmeras perdas a milhares de famílias e estabelecimento. O CGI.br se soma ao governo federal, governos estaduais e municipais, empresas, instituições e a população brasileira, que está unindo esforços e recursos para atender as necessidades imediatas dos que sofrem e a reconstrução do estado do Rio Grande do Sul.
Além da doação, o CGI.br aprovou também a promoção de uma articulação multissetorial para organizar esforços, diretrizes e ações sobre os usos da Internet que possam auxiliar situações de crise – e, em especial, combater a disseminação de desinformações e falsas notícias que prejudicam as ações públicas de assistência, segurança, saúde e infraestrutura.
O colegiado entende é importante a condenação da amplificação de desinformação que prejudicam ações solidárias.