Rede neutra de Internet das Coisas da American Tower atinge 12 bilhões de mensagens

A rede neutra para Internet das Coisas da American Tower atingiu a marca de 12 bilhões de mensagens trafegadas por dispositivos IoT no Brasil, em salto significativo frente aos 5 bilhões reportados pela operação no ano passado.

O avanço foi comemorado pela empresa de infraestrutura em evento em São Paulo promovido pela Everynet, parceria tecnológica da American Tower na rede para IoT baseada na tecnologia LoRaWan. Ao todo, a infraestrutura neutra tem 5 milhões de conexões contratadas, embora o número exato de acessos ativos não seja público.

Em algumas verticais, um crescimento exponencial tem sido observado, relatou o diretor geral da American Tower no Brasil, Emerson Hugues. Entre elas está a medição em serviços de utilities, que pode encerrar o ano com 400 mil conexões ativas em companhias de gás, água e energia. Rastreamento e projetos de iluminação pública são outros nichos relevantes, sendo a cidade de Recife um exemplo neste último caso.

Notícias relacionadas

A operação neutra para IoT também tem expandido seu ecossistema, que inclui cerca de 250 soluções de dezenas de parceiros. Além de fabricantes, a rede da American Tower e da Everynet atua ao lado de integradores, provedores de nuvem e operadoras de telecom, incluindo MVNOs. Algar Telecom, Kore, NLT e TCTEC Telecom são distribuidoras da conectividade habilitada pela rede neutra.

Educação

Como apontado por TELETIME, há certo otimismo com o crescimento do mercado de Internet das Coisas brasileiro, apesar de desafios conhecidos como empacotamento de ofertas, tecnologias e custos. Country manager da Everynet, Gustavo Zarife notou que tais obstáculos estão sendo ao longo do tempo superados, mas também apontou a qualificação como um dos gargalos que precisam ser enfrentados.

Neste sentido, uma nova parceria entre Everynet, Semtech e a Associação Brasileira de Internet das Coisas (Abinc) foi anunciada para o lançamento da Academia LoRaWAN – ou uma plataforma online que promete educação profissionalizante gratuita para desenvolvedores em IoT. O recurso ficou disponível em língua portuguesa a partir da última quarta-feira, 23.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!