Recife amplia telegestão de iluminação pública com rede IoT da American Tower

Recife, uma das cidades do Nordeste com melhor cobertura 5G. Foto: Pixabay

A Prefeitura de Recife está ampliando um projeto de telegestão de luminárias públicas que utiliza a rede neutra de Internet das Coisas (IoT) da American Tower para conectividade.

Batizado como Ilumina Recife, o projeto conta com participação da Emlurb (autarquia de manutenção e limpeza urbana da cidade) e da Bottom Up (empresa brasileira que desenvolve e fabrica dispositivos de IoT). Cerca de R$ 5 milhões foram aportados na instalação do sistema de telegestão.

Como reflexo, o parque de iluminação pública (IP) da capital pernambucana já conta com mais de 8 mil dispositivos instalados, o equivalente a 7,65% dos pontos existentes no município. A expectativa é de que Recife alcance 50 mil pontos interligados pelo projeto até o fim de 2023.

Notícias relacionadas

Na primeira fase da ampliação, os 50 principais corredores viários da cidade devem ser atendidos pelo sistema de monitoramento inteligente. A partir do estabelecimento de padrões de dimerização nas luminárias com ajuda da rede de IoT (baseada na tecnologia LoRaWAN), há intenção de gerar economia de R$ 1,5 milhão por ano.

"A telegestão da iluminação pública é um exemplo da maturidade de IoT para as cidades, gerando valor para os seus cidadãos e a sociedade como um todo", afirmou o diretor de Novos Negócios e IoT da American Tower do Brasil, Janilson Bezerra, em comunicado.

Além do Recife, outros18 municípios do País contam com prova de conceito (PoCs) utilizando a mesma tecnologia LUMi, desenvolvida pela BottomUp.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!