SCM precisa de plano de numeração para regular VoIP

A proliferação da oferta de voz sobre IP está incomodando as operadoras fixas, que têm solicitado providências à Anatel. A solução, diz a agência, está em licenças que podem ser usadas como base para serviços de VoIP, como SCM e STFC. O SCM perde, porque não tem numeração. ?Mas já é hora de ter?, admitiu nesta terça, 21, o conselheiro da Anatel, José Leite Pereira Filho. Mesmo que seja uma numeração virtual, não geográfica.
Enquanto a oferta de VoIP era apenas entre computadores, como acontece em serviços como o Skype, ou na rede interna das empresas, não havia problema, porque não se configura um serviço de telecomunicação. Mas, gradualmente, pequenos prestadores passaram a oferecer VoIP irrestrita, ou seja, há conexão com a rede de telefonia fixa comutada (STFC). ?Aí tem uma herança pré-convergência que se refletiu nos contratos de concessão?, diz o conselheiro. Com o SCM, não se violará o direito pré-convergência.
Para que o processo se viabilize é preciso haver uma migração ao menos de parte das atuais 26 pequenas licenças de outros serviços, como SLE, por exemplo, para SCM. ?Tem que aprimorar o SCM para que absorva outros serviços?, explicou o conselheiro. O problema da unificação das licenças é justamente a herança pré-convergência que deve ser honrada para não violar os contratos.

Notícias relacionadas

Batalha de serviços

Nesse ambiente convergente, os serviços de VoIP chamam a atenção, pois o número de usuários cresceu 663% nos Estados Unidos em 2004, em relação a 2003. Com isso, as incumbents reagem: há até casos de licenciadas de STFC que identificam usuários de VoIP em sua rede e estreitam a banda para impossibilitar a transmissão. Na verdade, ocorre uma pequena batalha surda entre os provedores de VoIP, muitos dos quais são piratas, e os detentores de licenças STFC, que não aceitam que suas redes sejam usadas sem remuneração.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!