Operadora de banda larga via satélites de baixa órbita da SpaceX, a Starlink ultrapassou a marca de um milhão de assinantes ativos mundialmente.
A informação foi reportada pela própria companhia em post no Twitter. Anunciada em 2015, a constelação de satélites LEO não-geoestacionários iniciou a oferta comercial de serviços em fevereiro de 2021. Em junho de 2022, a Starlink reportava 500 mil clientes, ou metade do patamar atual.
Ao contrário de outras competidoras do mercado de LEO focadas no segmento corporativo, a empresa busca também o usuário final (inclusive com planos de conexão direta com smartphones). Atualmente, a Starlink tem cerca de 3,6 mil satélites de baixa órbita no espaço e horizonte de expansão da frota para dezenas de milhares de componentes. Neste mês, 7,5 mil novos satélites de segunda geração foram aprovados nos Estados Unidos.
No Brasil, a empresa recebeu autorização em janeiro de 2022 para início das operações. Segundo o mapa de cobertura da companhia, o serviço via satélite está disponível em grande parte do País, com exceção de importantes estados do Nordeste e de parte da região Norte. Nos sistemas da Anatel, cerca de 6 mil clientes de Starlink foram reportados em outubro.