EACE contrata provedores e escolhe Positivo para piloto de educação conectada

Foto: Fabiano Morari/MCom

Associação administradora dos compromissos de educação conectada do leilão do 5G, a EACE já escolheu provedores regionais para seu projeto piloto de conectividade em 177 escolas, além de recomendar a escolha da Positivo Tecnologia como fornecedora de notebooks em um modelo de aluguel.

As atualizações foram compartilhadas na última reunião do GAPE (grupo da Anatel que supervisiona os compromissos), realizada no dia 15 de novembro. Das 177 escolas em 10 cidades, 68 estavam com conexão de rede externa ativada (38% do total), segundo dados apresentados no encontro. Veja os fornecedores em cada um dos municípios; 41 escolas não têm operadoras definidas.

Baía da Traição (PB)Mega Telecom (todas as 17 escolas)
Berilo (MG)Inforcenter (todas as 23 escolas)
Pau D'Arco (PA)WM Telecom (todas as 11 escolas)
Santa Luzia do Itanhy (SE)Acesso Net (13 escolas), Infotec (6) e Zapnet (2)
Silva Jardim (RJ)Linejet (todas as 21 escolas)
Espigão do Oeste (RO)Comandos (todas as 22 escolas)
Entre Rios (SC)Polli Telecom (todas as 10 escolas, em processo de formalização)
Cavalcante (GO)Cavalcantenet (5 escolas em processo de formalização); 17 escolas a definir
Gaúcha do Norte (MT)Evolve (6 escolas, em processo de formalização); 9 escolas a definir
Coronel Domingos Soares (PR) 15 escolas em negociação
Notícias relacionadas

No caso das obras de rede interna, todas as 177 escolas foram adjudicadas para uma mesma empresa – a Bedutech. A EACE relata que os projetos ainda estão em sua maior parte em fase de elaboração, com primeiras instalações em escolas de Sergipe e Paraíba iniciando em dezembro. A expectativa da Anatel é de concluir o piloto até março de 2023.

Notebooks

Já nos equipamentos de informática, negociações com fornecedores foram concluídas, mas ainda aguardam aprovação e formalização de contrato. A Positivo Tecnologia foi a recomendada pela EACE para a compra de 4,9 mil notebooks educacionais, 463 notebooks e 287 projetores, além de teleas e carrinhos.

A modalidade de hardware as a service (HaaS) foi escolhida pela associação, com aquisição (valor residual) ao final do contrato válido por 36 meses. Além da vencedora, Embratel, Arklok e Golden enviaram propostas para o GAPE no modelo de HAAS e a Asuris, no de aquisição.

Os recursos para os projetos executados pela EACE são associados ao leilão das faixas de 26 GHz no leilão de 2021. Ao todo, R$ 3,1 bilhões podem ser empregados em recursos como rede de última milha, banda larga, rede interna, rede elétrica e laboratório de informática. Na fase do projeto piloto, a definição dos municípios ocorreu a partir de critérios como índice de desenvolvimento humano (IDH) municipal, densidade da banda larga, parcela de alunos conectados e localizações diferenciadas, como comunidades indígenas e quilombolas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!