Itaú testa conectividade da Starlink no Rio de Janeiro

Em parceria com a SC CapRock, o Itaú Unibanco contratou a conectividade da Starlink para testes em uma agência bancária na zona norte da capital Rio de Janeiro. Segundo comunicado de imprensa divulgado nesta quarta-feira, 19, a instituição financeira espera melhorar a conexão  de banda larga com a constelação de satélites de baixa órbita (LEO), "especialmente em lugares afastados dos grandes centros urbanos". 

Por enquanto, trata-se da fase inicial de testes em regiões onde não há infraestrutura tradicional. O contrato do Itaú com a SC CapRock é porque esta empresa é a operação brasileira da provedora Speedcast, que tem acordo global para a venda de serviços corporativos da operadora satelital do bilionário Elon Musk.

O Itaú justifica que a utilização da banda larga da Starlink poderia proporcionar Internet com alta capacidade (ou pelo menos "satisfatória") sem depender de infraestrutura de fibra ou cabos, além de ter fácil instalação de terminais. "No setor bancário, isso significa que existe potencial para garantir um padrão de conexão muito semelhante – e com alta qualidade – em todo o território nacional, o que permite que operações se tornem mais rápidas tanto para os colaboradores quanto para os clientes que estiverem sendo atendidos", diz o comunicado da SC CapRock. 

Notícias relacionadas

Além da conexão satelital, o Itaú também testou 5G em 2021 a partir de concessão experimental da Anatel. A empresa expandiu em outubro do ano passado a conexão de quinta geração para 100 agências em cinco estados (SP, RJ, MG, GO e PR), em parceria com a TIM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!