A TIM foi escolhida pela companhia de agronegócios e propriedades rurais BrasilAgro para fornecer conectividade 4G em duas fazendas no Maranhão. Segundo as empresas divulgaram nesta quarta-feira, 19, trata-se de uma área de mais de 45 mil hectares a partir de São Raimundo das Mangabeiras, cidade na região sul do estado.
A operadora vai prover infraestrutura alimentada por energia solar (sistema fotovoltaico). Além dessas duas fazendas, as empresas afirmam estudar uma expansão para outras áreas, citando que a região foi responsável por mais de R$ 200 milhões em produção de soja, milho e cana de açúcar, segundo dados do IBGE em 2020.
A BrasilAgro já havia realizado um piloto com a operadora que confirmou a necessidade de conexão para aumentar eficiência e sustentabilidade às operações. Parte da estratégia de digitalização, a chegada do 4G "vai permitir avançarmos com os projetos de IoT, a Internet das Coisas, conectando máquinas e equipamentos que são usados no campo", conforme destacou em comunicado o CFO da empresa, Gustavo Javier Lopez.
Além de fornecer a conectividade nas propriedades, há a expectativa de que a cobertura 4G chegue também a comunidades nas regiões, segundo a BrasilAgro. Ao todo, a TIM diz que já cobre 12 milhões de hectares com tecnologia 4G para aplicações em agronegócios.