Redes neutras de V.tal e I-Systems serão complementares para a TIM

Alberto Griselli, presidente da TIM. Foto: Divulgação

Iniciando a utilização de redes neutras da V.tal na oferta de banda larga no Paraná, a TIM deve utilizar a nova parceira e a I-Systems de maneira complementar, afirmou o CEO da operadora, Alberto Griselli.

Durante conversa com analistas e jornalistas realizada nesta sexta-feira, 10, o executivo sublinhou diferenças na estratégia com cada um dos fornecedores. "A I-Systems é focada no deployment em novos clusters […], de forma geral onde não existem outras redes neutras adicionais. Já a V.tal é uma alternativa que negociamos para ter acesso a um footprint maior".

No caso da empresa controlada pelo BTG, o ingresso em 33 cidades do Paraná seria um piloto para testes de uso do FTTH neutro de forma massiva. No arranjo, a TIM utilizará a rede como segundo tenant (inquilino), uma vez que a Oi (cliente e sócia da V.tal) já é a primeira utilizadora das casas passadas com fibra.

Notícias relacionadas

Vale lembrar que a TIM é líder no mercado móvel no território paranaense, refletindo inclusive em uma "estrutura comercial robusta o suficiente" para o lançamento em vários municípios. Segundo a empresa, volumes diários de venda "bastante importantes" estão sendo atingidos no estado com o TIM UltraFibra, que acabou de passar por rebranding.

Para o futuro, o plano é utilizar a rede da V.tal em locais onde a I-Systems não tem nem planeja colocar cobertura, segundo Griselli. A TIM é a cliente âncora da empresa de redes neutras controlada pela IHS, após vender rede secundária que serviu como ponto de partida para a criação da I-Systems.

Os ingressos da TIM na banda larga de Joinville (SC) e mais recentemente Campinas (SP) foram dois movimentos que já contaram com a rede da parceira como habilitadora. "[A I-Systems] está fazendo planejamento para expandir, que tem certo tempo para acontecer. Ela pode comprar empresas ou fazer construção própria, mas existe esse fator deployment a ser considerado na expansão", pontuou Griselli.

Além de V.tal e I-Systems, FiBrasil e American Tower são outros players com oferta de redes neutras de fibra óptica disponíveis no mercado brasileiro. Do lado dos clientes, Vero e Sky são exemplos de operadoras que decidiram se engajar com mais de um dos fornecedores na expansão da oferta de banda larga.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!