Iniciando a utilização de redes neutras da V.tal na oferta de banda larga no Paraná, a TIM deve utilizar a nova parceira e a I-Systems de maneira complementar, afirmou o CEO da operadora, Alberto Griselli.
Durante conversa com analistas e jornalistas realizada nesta sexta-feira, 10, o executivo sublinhou diferenças na estratégia com cada um dos fornecedores. "A I-Systems é focada no deployment em novos clusters […], de forma geral onde não existem outras redes neutras adicionais. Já a V.tal é uma alternativa que negociamos para ter acesso a um footprint maior".
No caso da empresa controlada pelo BTG, o ingresso em 33 cidades do Paraná seria um piloto para testes de uso do FTTH neutro de forma massiva. No arranjo, a TIM utilizará a rede como segundo tenant (inquilino), uma vez que a Oi (cliente e sócia da V.tal) já é a primeira utilizadora das casas passadas com fibra.
Vale lembrar que a TIM é líder no mercado móvel no território paranaense, refletindo inclusive em uma "estrutura comercial robusta o suficiente" para o lançamento em vários municípios. Segundo a empresa, volumes diários de venda "bastante importantes" estão sendo atingidos no estado com o TIM UltraFibra, que acabou de passar por rebranding.
Para o futuro, o plano é utilizar a rede da V.tal em locais onde a I-Systems não tem nem planeja colocar cobertura, segundo Griselli. A TIM é a cliente âncora da empresa de redes neutras controlada pela IHS, após vender rede secundária que serviu como ponto de partida para a criação da I-Systems.
Os ingressos da TIM na banda larga de Joinville (SC) e mais recentemente Campinas (SP) foram dois movimentos que já contaram com a rede da parceira como habilitadora. "[A I-Systems] está fazendo planejamento para expandir, que tem certo tempo para acontecer. Ela pode comprar empresas ou fazer construção própria, mas existe esse fator deployment a ser considerado na expansão", pontuou Griselli.
Além de V.tal e I-Systems, FiBrasil e American Tower são outros players com oferta de redes neutras de fibra óptica disponíveis no mercado brasileiro. Do lado dos clientes, Vero e Sky são exemplos de operadoras que decidiram se engajar com mais de um dos fornecedores na expansão da oferta de banda larga.