I-Systems foge de replicação e mira regiões metropolitanas com rede neutra

Daniel Cardoso, CEO da I-Systems. Foto: Izilda França/Teletime

Operadora de rede neutra que tem a IHS e a TIM como sócias, a I-Systems está com uma estratégia de expansão de oferta bastante focada em regiões metropolitanas – especialmente no estado de São Paulo e tentando não replicar redes com as maiores rivais.

CEO da empresa, Daniel Cardoso abordou os planos durante o evento Teletime Tec Redes & Infra, promovido por TELETIME nesta terça-feira, 22. Na ocasião, o executivo relatou que o crescimento contratado da I-Systems tem o território paulista como principal alvo, inclusive com ingresso recente na cidade de Campinas.

O cluster demandado pela TIM (na condição de cliente âncora) se soma à cobertura da I-Systems na Grande São Paulo, incluindo parte da capital, a região do ABC e outras praças onde a empresa se vê como única operadora de rede neutra (a FiBrasil não atua em São Paulo e a V.tal tem rede limitada no estado).

Notícias relacionadas

Já em outros estados, o plano em execução mira áreas complementares às já atendidas pela rede atual, incluindo grandes regiões metropolitanas onde o acesso a postes é tema complexo e, em algumas ocasiões, bairros e regiões específicas de municípios. Entre os estados com atuação da empresa estão Rio de Janeiro, Goiás, Bahia, Pernambuco, Amazonas, Minas Gerais e Santa Catarina, além do DF.

Nacionalmente, a empresa reporta quase 4,5 milhões de casas passadas (HPs) com fibra óptica; considerando as HPs de cobre herdadas da TIM que estão sendo gradativamente convertidas para a tecnologia, são 7,5 milhões de HPs em mais de 40 cidades.

Replicação

"Se a gente fizer as três redes neutras uma em cima da outra, alguma coisa está errada. Tem uma inteligência nossa de ir onde tem demanda dos âncoras e nos mercados onde não têm oferta estruturada, seja em rede neutra ou em competitividade", explicou Cardoso, durante o debate no Teletime Tec.

"Em alguns lugares têm fibra de menos e em outros, talvez fibra demais, com oportunidade de compartilhar", prosseguiu o executivo, fazendo uma defesa do modelo neutro já aplicado por empresas como a controladora IHS no mercado de torres.

"Acaba sendo mais eficiente para a indústria como um todo", afirmou Cardoso, notando também o momento de "maior custo de capital e risco macroeconômico" que levou boa parte dos provedores regionais a repensarem investimentos de fibra óptica.

Além da TIM, a I-Systems sinalizou ao TELETIME ter outros contratos assinados para redes neutras, mas que ainda não foram anunciados. E assim como a controladora IHS, a empresa lembra que segue observando novas oportunidades de aquisição, desde que encontrados "bons ativos por preços corretos". Daniel Cardoso entende que a precificação foi um fator que retardou o movimento de consolidação no setor ao longo de 2022.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!