Estamos olhando todos os ativos de fibra e torres à venda no Brasil, afirma IHS

Empresa de infraestrutura sócia da TIM na rede neutra da I-Systems, a IHS está avaliando todos os ativos de fibra e torres à venda no mercado brasileiro – incluindo a infraestrutura da Alloha e sites que precisam ser desinvestidos como parte dos remédios da Oi Móvel.

Em participação durante a Futurecom, encerrada nesta quinta-feira, 20, em São Paulo, o head para América Latina da IHS, Fares Nassar, abordou parte da estratégia e dos números do grupo – que soma 7 mil torres no País através da IHS Towers e 7 milhões de casas passadas em rede neutra via I-Systems (na qual detém 51%).

"Fizemos cinco aquisições em dois anos. Em média, a cada seis meses fazemos uma aquisição e estamos olhando qualquer negócio de torre e fibra que esteja no mercado", apontou Nassar, citando nominalmente a Alloha (empresa da EB Capital) como ativo que interessa de forma fatiada, visto que a IHS não pretende atuar com transporte óptico.

Notícias relacionadas

A avaliação de ativos para redes neutras de fibra também está ocorrendo em outros países da América Latina, como Colômbia e Peru. No Brasil, Nassar enxerga potencial de 15 a 20 milhões de lares desatendidos onde a cobertura de banda larga poderia ser habilitada pelo modelo.

Âncora

Através da controlada I-Systems, o grupo tem avançado na construção de casas passadas (HPs) no ritmo de 100 mil a 120 mil por mês, além de estar transformando a parte dos ativos em cobre recebidos da TIM. Das 7 milhões de HPs da I-Systems em 40 cidades, cerca de 2,9 milhões ainda são baseadas em cobre (xDSL), frente 4 milhões na tecnologia óptica.

No momento, um dos focos da atuação tem sido a região metropolitana de São Paulo, passando por cidades como Francisco Morato e Franco da Rocha a partir de demanda da TIM. A presença no estado mais populoso do País é tida como diferencial, visto que entre as rivais, a FiBrasil não atua em São Paulo e a V.tal tem presença reduzida.

A sócia "âncora" é atualmente a única cliente pública da I-Systems, que está finalizando recursos como sistemas e software para anunciar alguns acordos nos próximos meses. Ao lado da TIM, o relacionamento também envolve a conexão de sites da operadora com fibra da I-Systems; hoje, 300 pontos já estão conectados pelo recurso.

Data center

Para o futuro, a introdução de edge data centers na oferta da empresa de infraestrutura também está nos planos.

"Grande data center no eixo Rio-São Paulo não nos interessa, mas edge regional para agregar sinergias às nossas redes sim. Somos empresas de infraestrutura e vamos colocar data center onde fizer sentido para atender nosso cliente". Para Nassar, a demanda do 5G por edge pode não ser imediata, mas, no futuro próximo, poderá ser conjugada tanto com a oferta de torres quanto com a rede neutra do grupo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!