Cresce substituição do cobre pela fibra na telefonia fixa em novembro

Foto: Simon Hu/Pixabay

Dados divulgado pela Anatel nesta sexta-feira, 6, mostram que o serviço de telefonia fixa (STFC) continua em queda no mês de novembro, ficando com 0,2% a menos de linhas ativas do serviço, quando comparado com os números de outubro. Em número absolutos, o Brasil encerrou novembro com 27,5 milhões de assinantes de telefonia fixa. Comparado com novembro de 2012, a queda registrada foi de 4,6%.

Por outro lado, continua crescente o número de assinantes de telefonia fixa provida por meio de fibra óptica. Em novembro, foram registrados 11,6 milhões de acessos do serviço baseados em fibra, enquanto os contratos por meio de fio de cobre (cabo metálico) somaram 10,4 milhões. Em outubro, eram 11,2 milhões de acessos baseados em fibra, contra 10,6 milhões de acessos em redes de cobre.

Se essa substituição do cobre pela fibra na telefonia fixa continuar crescendo, pode afetar diretamente a discussão de bens reversíveis relacionados à concessão, inclusive, e o processo de leilão que está em andamento pela Anatel.

Notícias relacionadas

A operadora Oi é a empresa que mais fez o "upgrade" de tecnologia. Atualmente, a empresa lidera a oferta do serviço baseada na tecnologia com 3,7 milhões de clientes. Em segundo lugar, está a Claro, com 2,9 milhões. Quando o assunto é fornecimento do serviço de telefonia baseado em cabo de cobre, a Vivo é a que possui mais clientes, com 4,8 milhões de assinantes do serviço. Em segundo está a Oi, com 4,1 milhões. Vale notar que a Vivo tem base legada concentrada no estado de São Paulo, onde tem concessão, enquanto a Oi tem cobre no País inteiro, exceto em SP.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!