Ambas controladas por fundos do BTG Pactual, a operadora de infraestrutura V.tal e a empresa de cabos submarinos Globenet concluíram a integração das duas operações, apontaram as companhias em diferentes comunidados.
A etapa era esperada desde a conclusão da venda do controle da V.tal pela Oi, em junho. Na ocasião, a incorporação da Globenet pela empresa de redes neutras ainda dependia de aprovações nos Estados Unidos.
Já nesta quarta-feira, 31, a operadora de cabos submarinos comemorou a conclusão da integração. "Nós da Globenet temos o orgulho de dizer que agora somos parte da V.tal, a empresa que possui a maior infraestrutura de rede neutra de fibra óptica no Brasil", sinalizou a companhia, em comunicado.
"Com a integração entre as duas empresas, nos tornamos uma grande companhia de infraestrutura com mais de 400 mil quilômetros de fibra terrestre, conectando mais de 2.380 municípios no Brasil e 26 mil quilômetros de cabos submarinos que ligam Brasil à Argentina, Chile, Venezuela, Colômbia, Bermudas e Estados Unidos. Além de seis edge data centers distribuídos entre Brasil e Colômbia", concluiu a Globenet.
Já a V.tal abordou o fim da integração ao destacar sua primeira participação em um evento internacional (o Andicom 2022, na Colômbia). "Esta será a primeira participação em evento internacional após a integração da empresa, que possui a maior rede neutra de fibra ótica no Brasil, com a Globenet, resultando num grande player de infraestrutura digital, para o mercado de operadoras de telecom, provedores de internet e OTTs", sinalizou a empresa, em comunicado na última terça-feira, 30.