TIM terá 40 'cores' distribuídos para gerenciar 20 mil antenas 5G até 2029

[Publicado originalmente no Mobile Time] Em 2029, ao fim do prazo para cumprimento das metas de cobertura exigidas pela Anatel para as redes de quinta geração de telefonia celular, a TIM estima que terá 40 cores (núcleos de rede) distribuídos pelo Brasil gerenciando cerca de 20 mil antenas 5G, informa seu CTIO, Leonardo Capdeville, em conversa com Mobile Time. 

A TIM tem hoje dez cores 5G e redes com essa tecnologia implementadas nas cidades de São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Florianópolis, Vitória, João Pessoa, Porto Alegre, Curitiba e Palmas. Até 2029 os vencedores do leilão da faixa de 3,5 GHz devem ter levado o 5G para todos os municípios brasileiros com mais de 30 mil habitantes.

"Nunca subimos tantas antenas em tão pouco tempo. Em três meses conseguimos um volume de antenas e de terminais 5G que levamos um ano e meio para atingir no 4G", compara Capdeville.

Notícias relacionadas

Os rádios 5G custam mais caro que aqueles 4G, mas oferecem uma capacidade muito maior e são mais eficientes. A longo prazo, seu custo por GB trafegado é 75% mais barato que o 4G, calcula o executivo.

Ondas milimétricas

A TIM também comprou no leilão de 5G o direito de utilizar a faixa de 26 GHz. Mas a implementação de redes nessa frequência deve acontecer mais tarde, cobrindo hotspots específicos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!