Agora na manhã desta quinta-feira, 1º, o Grupo de Acompanhamento de Interferências na faixa de 3,5 GHz (Gaispi) aprovou em reunião extraordinária a liberação da frequência para mais três capitais: Fortaleza, Natal e Recife. Desta forma, as cidades estarão livres para o lançamento do 5G a partir da próxima segunda-feira, 5, segundo confirmou ao TELETIME o conselheiro da Anatel Moisés Moreira, presidente do grupo.
De acordo com comunicado da agência, Claro, TIM e Vivo deverão ter no mínimo 63 estações radiobase de 5G ativadas no Recife, 33 em Natal e 102 em Fortaleza.
Essas são as primeiras cidades a ser liberadas desde que o Gaispi solicitou à Anatel a prorrogação dos trabalhos para a limpeza da faixa de 3,5 GHz por mais 60 dias, empurrando para o final de outubro o prazo total. Naturalmente, cabe às operadoras Claro, TIM e Vivo lançarem a tecnologia 5G, o que pode ser feito até o final de novembro.
As capitais do Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco se juntam assim a João Pessoa e Salvador, as duas únicas do Nordeste que já tinham o 5G liberado. Com isso, outras 12 capitais ainda deverão ter os trabalhos de mitigação feitos pela Entidade Administradora da Faixa (EAF, ou Siga Antenado).