5G standalone terá mais 60 dias de prazo em 15 capitais

Foto: Pexels

Grupo que coordena a limpeza da faixa de 3,5 GHz, o Gaispi recomendou um prazo adicional de 60 dias para a liberação do espectro e consequente lançamento do 5G standalone em 15 capitais brasileiras. A decisão, que precisa ser referendada pelo Conselho Diretor da Anatel, torna 27 de novembro como data limite para a ativação do serviço pelas operadoras.

As 15 capitais onde a postergação poderá ocorrer são as seguintes: Recife, Fortaleza, Natal, Aracaju, Maceió, Teresina, São Luís, Campo Grande, Cuiabá, Porto Velho, Rio Branco, Macapá, Boa Vista, Manaus e Belém. Nesta última quinta-feira, 12, o governo Jair Bolsonaro – incluindo o Ministério das Comunicações – dava como certa a liberação da faixa de 3,5 GHz em todas as capitais ainda em agosto. O ministro Fábio Faria chegou a dizer que o caso de problemas de logística em Manaus seria uma "exceção".

Porém, o conselheiro da Anatel que preside o Gaispi, Moisés Moreira, classificou o prazo adicional de 60 dias como uma "questão de segurança". Nas capitais do Centro-Oeste, Norte e Nordeste (onde apenas João Pessoa teve o 3,5 GHz liberado), foi constatado risco por conta de desafios logísticos na limpeza do espectro. Dessa forma, a liberação da faixa poderia ocorrer até 28 outubro nas 15 cidades, deixando o prazo final para a ativação do sinal para o fim de novembro.

Notícias relacionadas

No restante de agosto, outras sete capitais onde a EAF (braço operacional da limpeza do 3,5 GHz) tem convicção sobre o término da limpeza da faixa tiveram a liberação formalizada ou projetada: Curitiba, Salvador e Goiânia no próximo dia 16 e Rio de Janeiro, Vitória, Palmas e Florianópolis no decorrer do mês. Nelas, o prazo final para ativação do 5G pelas operadoras segue em 29 de setembro, embora em outras cidades as empresas estejam ligando o serviço assim que o espectro é liberado. Brasília, São Paulo, João Pessoa, Porto Alegre e Belo Horizonte já começaram a ser cobertas com o 5G em 3,5 GHz.

Desafio

"Não é que EAF está trabalhando lentamente, mas os filtros são importados e existe um cronograma de entrega. [As 15 capitais] dependem de equipamentos que começam a chegar nas próximas semanas", afirmou Moreira, em coletiva de imprensa nesta sexta-feira, 12. Os filtros são necessários para os trabalhos de mitigação de interferências nas estações profissionais de serviço satelital fixo (FSS) na banda C estendida. O início da distribuição de kits gratuitos com novas parabólicas para inscritos no Cadastro Único também é necessária para a liberação.

Segundo Moreira, não é impossível que uma aceleração das atividades permita a liberação em alguma das 15 capitais antes do novo prazo final, o que também adiantaria o lançamento dos serviços. Mesmo assim, a decisão consensual do Gaispi foi pela postergação, tendo em vista a redução de riscos de interferências ou de eventuais judicializações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!