TIM anuncia 5G em 3,5 GHz para 90% da população de São Paulo

CEO da TIM, Alberto Griselli. Foto: Valdir Figueira/ Divulgação TIM

Com a faixa de 3,5 GHz liberada para ativação do 5G na cidade de São Paulo, a TIM confirmou o lançamento do serviço na capital paulista nesta quinta-feira, 4. Das 1.150 antenas da empresa na metrópole, 850 já estão operando a tecnologia, em número que deve subir para mil até o fim de agosto.

Assim como em outras cidades, a TIM inicia o 5G com mais estações do que o exigido pelo edital do 5G (154 antenas SA em São Paulo até setembro). De acordo com a empresa, a capilaridade já permitirá cobertura em 100% dos bairros e 91% da população paulistana. A fornecedora de equipamentos no município é a Ericsson.

Em evento realizado na manhã desta quinta-feira, o CEO da TIM, Alberto Griselli, explicou que a decisão de "caprichar um pouco mais" na cobertura inicial ocorreu por São Paulo ser a maior cidade do País. Citando dados preliminares de taxas de instalação de antenas pagas pelas concorrentes à Anatel, Griselli chegou a afirmar que as duas rivais nacionais ativaram na cidade menos de 50% das antenas 5G já ligadas pela TIM.

Notícias relacionadas
Mancha de cobertura 5G da TIM em São Paulo

Standalone

A expectativa é que clientes com aparelhos compatíveis possam experimentar taxas de velocidade de download entre 700 Mbps e 1 Gbps, sinalizou a empresa. O ingresso na rede se dará pela padrão non-standalone (NSA), com o padrão standalone (SA) ficando disponível para usuários que aderirem a um "booster 5G" ou à solução de cloud gaming da empresa.

No caso do booster, a adesão de clientes pós-pagos nos próximos três meses dará acesso a 50 GB adicionais de franquia sem custo extra por um ano. Além do volume de dados para degustação do 5G, os usuários que fizeram a escolha também devem ser "provisionados" na rede standalone, usufruindo da menor latência associada ao SA. A precificação do booster e a ampliação da oferta para clientes pré-pagos e controle da TIM devem ser decididas nos próximos meses.

Hoje, a operadora conta nacionalmente com cerca de 2,4 milhões de clientes com aparelhos compatíveis ao 5G, ou 4% a 5% da base de clientes; em São Paulo, essa penetração é um pouco maior e tem evoluído rapidamente. O portfólio de aparelhos comercializados pela TIM já é 70% 5G, com 40% das novas vendas envolvendo smartphones compatíveis. Para o Dia dos Pais, novas promoções para acesso aos dispositivos estão programadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!