Angola Cables vai utilizar cabo submarino Brasil-Europa da Ellalink

Foto: Pixabay

As operadoras de cabos submarinos Angola Cables e Ellalink firmaram um acordo de cooperação onde a operadora africana poderá usar o cabo Brasil-Europa da nova parceira, em um acordo comercial de compra de capacidade.

A iniciativa deve viabilizar para a Angola Cables rotas submarinas ligando América do Sul, África e Europa. Em um primeiro momento o acordo foi reportado como um acordo de troca de capacidade, em informação depois retificada pela empresa angolana.

Na parceria, a Angola Cables poderá oferecer serviços a partir do cabo da Ellalink, que liga Fortaleza e Lisboa (Portugal). A previsão é de menor latência em serviços de peering e trânsito IP na rota.

Notícias relacionadas

"Vamos adicionar ao nosso portfólio de IP o que nos faltava, ou o link direto para Europa sem passar nem pelos Estados Unidos nem pela África", destacou o CEO da Angola Cables, Ângelo Gama, durante o evento Capacity Latam realizado em São Paulo nesta terça-feira, 12.

"Essa será uma oportunidade fantástica de mostrar o que pode ser feito por companhias com intenções similares e redes complementares", afirmou o vice-presidente global de vendas da Ellalink, Vlad Ihora, também durante o Capacity Latam. Vale lembrar que o cabo submarino da operadora tem extensão até a Guiana Francesa contratada e pode chegar até a cidade de Belém.

Latência e redundância

No caso da Angola Cables, Ângelo Gama projetou uma redução média de 31% na latência Brasil-Europa a partir da nova parceria, se comparado com os resultados da rota que passa necessariamente pela América do Norte. Após as declarações, a empresa também divulgou projeções detalhadas para latência entre diferentes cidades após o acordo.

As vantagens da rota alternativa devem beneficiar também o mercado do sul da África, sobretudo após desafios enfrentados em 2023. No ano passado, uma série de cabos que ligam a África subsaariana à Europa foram rompidos por conta de condições climáticas no Rio Congo, exigindo que as comunicações entre as duas regiões passassem por Brasil e Estados Unidos. Com a conexão direta entre Brasil e Europa, diminui a necessidade de passagem pela América do Norte.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!