Após inaugurar um novo Ponto de Presença (PoP) em Cuiabá (MT) no ano passado, a TelCables Brasil, empresa provedora de serviços de rede responsável pela operação local da Angola Cables no país, planeja acelerar os negócios em 2024. Para o ano, a companhia planeja PoPs em Campo Grande (MS), Belém (PA) e Manaus (AM).
De acordo com o planejamento, o novo mapa de conectividade regional que está sendo implementado vai ligar as principais capitais do Centro-Oeste e do Norte do Brasil ao Nordeste, via Fortaleza, onde está localizado seu Data Center Tier III, o AngoNAP; e ao Sudeste, conectando-as a São Paulo e Rio de Janeiro. Neste ano, já foram inaugurados três Pontos de Presença em Cuiabá (MT), Goiânia (GO) e Brasília (DF).
Nesse sentido, a capital federal desempenha um papel fundamental na nova rede, pois será o ponto central da conectividade na região.
"Nossa estratégia de expansão baseia-se em agregar mais nós de conteúdo e pontos de presença à nossa infraestrutura de backbone, com melhor capilaridade e cobertura de rede, entregando serviços eficientes e resilientes aos nossos clientes que regionalmente procuram conteúdo por via do acesso de baixa latência à nossa rede internacional", destaca diz Cláudio Florindo, diretor-geral da TelCables Brasil, em comunicado.
Ainda, a companhia afirma que há um processo de ampliação e incrementos tecnológicos em seus cabos submarinos. O Monet, que liga o Brasil aos Estados Unidos (via Fortaleza a Miami), por exemplo, passou por um upgrade no ano passado e hoje é capaz de ofertar 400 Gbps (gigabits) de tráfego ao mercado brasileiro, abrindo caminho para diversas inovações, como IoT e Nuvem de Borda, ainda de acordo com a empresa.
Em setembro e julho, a provedora havia lançado PoPs em Goiânia (GO) e Brasília (DF), respectivamente. Por meio dessa nova rede de conectividade, a companhia informa que as cidades do Centro-Oeste do Brasil já estão com velocidade e latência (tempo de resposta entre computadores e servidores) próximas às cidades da Europa e Estados Unidos, por exemplo.
Bom momento
A empresa vem atuando por meio de parcerias estratégicas locais, o que viabiliza a venda de serviços e produtos às operadoras de internet (ISPs) regionais e no mercado corporativo. Dessa forma, a subsidiária brasileira da Angola Cables deseja atrair provedores de médio porte e grupos financeiros.
"Estamos vivendo um momento muito positivo para a TelCables Brasil, onde esse reforço de presença local permite entregar os benefícios globais da rede Angola Cables. Além da velocidade e da latência, estamos conectando o Centro-Oeste aos principais servidores do Brasil e do Mundo, trazendo benefícios para o agronegócio, empresas de todos os portes, gamers, dentre outros setores", diz Florindo.