Anatel aceita Unifique mas rejeita Abrintel em processo Winity/Vivo

O Conselho Diretor da Anatel aceitou um pedido da Unifique para ingresso como terceira interessada na avaliação sobre o acordo de aluguel de espectro e compartilhamento de rede entre Winity e Vivo. Já a Abrintel – que representa empresas de torres e infraestrutura – teve negado pedido da mesma ordem.

A decisão foi tomada em circuito deliberativo na última quinta-feira, 30. O deferimento do pleito da Unifique e a rejeição do pedido da Abrintel foram propostos pelo conselheiro da Anatel, Alexandre Freire, em voto seguido pelos pares Vicente de Aquino e Carlos Baigorri (presidente). Os conselheiros Moisés Moreira e Artur Coimbra não participaram da votação remota (férias e missão no exterior, respectivamente).

Como terceira interessada, a Unifique terá acesso ao teor dos autos do processo, ressalvadas situações onde os documentos são protegidos por sigilo legalmente previsto. Vale lembrar que a empresa é uma das entrantes no mercado móvel após o leilão do 5G em 2021.

Notícias relacionadas

Já no caso da Abrintel – sobre quem Freire apontou "ausência de interesse jurídico" para ingresso como terceira interessada -, manifestações serão recebidas com base no exercício do direito de petição, colocou o conselheiro.

Novos termos

Relator da matéria Winity/Vivo na Anatel, Freire propôs também na quinta-feira que as duas empresas encontrem uma solução para as preocupações da agência com o acordo. Além da apresentação de novos termos, a ideia é que uma espécie de mesa de negociações seja aberta, incluindo também provedores regionais críticos ao compromisso, apurou TELETIME.

Vencedora da faixa nacional de 700 MHz no leilão de 2021, a Winity deve alugar metade da capacidade do espectro em 1,1 mil cidades para a Vivo, além de ativar sua própria rede móvel a partir de compartilhamento com a tele e fornecer sites (como torres) para a parceira. Além da Anatel, o tema é avaliado no Cade e criticado por provedores regionais. Já a entrante classifica o acordo como fundamental para sua estratégia de negócios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!