Grupo de trabalho sobre redes comunitárias é criado pela Anatel

Anunciada em janeiro, a criação de um grupo de trabalho (GT) na Anatel para redes comunitárias foi aprovada pelo Conselho Diretor da agência, que também indicou composição e prazo para as atividades do grupo.

O GT deve ser formado por representantes do Ministério das Comunicações (MCom), de entidades de classe das operadoras de telecom, das prestadoras de pequeno porte (PPPs) e até quatro indicados por redes comunitárias.

Já a Anatel será representada por três superintendências diferentes (a área de planejamento e regulamentação terá duas vagas), além do conselheiro que presidirá o grupo. O nome de Vicente de Aquino já foi divulgado pela agência para o posto.

Notícias relacionadas

O GT deve elaborar um relatório para apresentação ao Conselho Diretor até o fim de junho. O documento deve trazer um mapeamento das redes comunitárias existentes no Brasil, informações sobre a oferta de banda larga nas regiões, identificação de demandas, recomendações regulatórias e outras ações.

Tais redes são criadas e mantidas por comunidades locais, geralmente sem fins lucrativos, com o objetivo de fornecer acesso à Internet de baixo custo. No Brasil, as redes comunitárias têm atuado seguindo as diretrizes da Resolução da Anatel nº 617/2013, que aprova o Regulamento do Serviço Limitado Privado (SLP). Países da América Latina como Argentina e México já contam com regulamentação específica para o tema.

O prazo para conclusão do relatório poderá ser prorrogado, mas desde que não prejudique o cumprimento das metas previstas para o item 5 da Agenda Regulatória 2023-2024. Na diretriz da Anatel, a reavaliação das regras aplicáveis às redes comunitárias é tema considerado prioritário, mas com processo administrativo que deve se estender no mínimo até 2024.

Publicada pela Anatel nesta quinta-feira, 31, a portaria com a criação do GT de Redes Comunitárias entra em vigor a partir da publicação da mesma no Diário Oficial da União. A aprovação da matéria no conselho da agência ocorreu em circuito deliberativo, após relatoria do presidente da Anatel, Carlos Baigorri.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!