Abrintel vê venda conjunta e risco de monopólio em acordo entre Winity e Vivo

Associação que representa as principais operadoras de torres do mercado brasileiro, a Abrintel acionou a Anatel com duras críticas ao acordo de compartilhamento mútuo de rede entre Winity e Vivo.

Em manifestação enviada à agência nos autos do processo de avaliação do acordo, a entidade pediu publicidade sobre as localidades envolvidas na transação e uma anuência prévia que limite o escopo de contratação de torres a partir do arranjo. No documento, possíveis efeitos negativos sobre a competição no mercado da infraestrutura passiva também foram apontados.

Pelos termos já divulgados da ransação, a Vivo fará uso secundário em 1,1 mil cidades de metade dos 10+10 MHz em 700 MHz da Winity – além de contratar até 3,5 mil sites da parceira até 2030. No sentido contrário, a empresa de infraestrutura do fundo Pátria vai se valer de acordos de roaming e RAN Sharing com a Vivo para atender compromissos do leilão 5G.

Notícias relacionadas

"Há, pois, uma venda conjunta de espectro e infraestrutura passiva, indicando a existência de uma integração vertical cujos impactos devem ser analisados pelos órgãos de controle", argumentou a Abrintel, na manifestação.

Ainda segundo a entidade, "há clara possibilidade de direcionamento de futuros pedidos de novas infraestruturas apenas para a Winity, que poderá passar a ser o único fornecedor a receber pedidos de novos sites destinados à tecnologia 5G e à expansão da tecnologia 4G", em eventual condição classificada como monopolista.

Isso porque, na avaliação da associação, o acordo com a Vivo poderia ser estendido a outras teles. "As torres a serem instaladas em benefício da prestadora incumbente possivelmente também atenderão outras incumbentes e/ou regionais, traduzindo-se, pois, em mais ganhos para Winity, em detrimento da competição no mercado de torres".

Licitação

A Abrintel também avalia que a transação faria da Winity uma "quase representante, na licitação, de players incumbentes, para possibilitar que, ultrapassando as barreiras do edital, tenham eles livre acesso ao espectro de 700 MHz". A entidade conjecturou um cenário de "quase integração vertical" entre a empresa de infraestrutura e a potencial parceira.

A mensuração dos impactos apontados sobre a competição, contudo, seria impossível por conta do sigilo na lista de municípios alcançados pelo negócio. Por isso, a Abrintel pede a publicidade dos termos para interessados como a entidade e provedoras de pequeno porte (PPPs).

"As poucas informações públicas sobre a transação já colocam um justo receio de que sua realização impacte a dinâmica concorrencial atualmente existente no mercado de infraestrutura de torres, diante da irreplicablidade da oferta que está sendo colocada pela Winity", prosseguiu a entidade.

Além da Anatel, o Cade também avalia o caso. Há algumas semanas, a Vivo e Winity compartilharam com o órgão antitruste o racional vislumbrado pela dupla com o negócio – que, no caso da operadora de infraestrutura, é tido como essencial para um eventual prosseguimento do negócio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!