Winity e Vivo buscam aval do Cade para acordo de compartilhamento

Além de buscarem liberação da Anatel para o acordo de compartilhamento mútuo de rede assinado em agosto, a Winity e a Vivo acionaram o Cade no final de outubro solicitando uma aprovação sem restrições para a operação.

Ainda em tramitação, o processo foi tornado público no último dia 3 de novembro. Nos autos, a operadora de infraestrutura que adquiriu o espectro de 700 MHz do leilão de 2021 voltou a classificar o acordo com a Vivo como essencial para seu modelo de negócios e o atendimento de obrigações junto à Anatel.

Pelos termos anunciados, a Vivo fará uso secundário em 1.120 cidades de 5 + 5 dos 10 + 10 MHz em 700 MHz da novata, além de contratar até 3,5 mil sites da parceira. Segundo a dupla, o espectro abrangido na operação representa cerca de 6% do espectro abaixo de 1 GHz em todos os CNs (códigos nacionais) e menos de 2% do total de espectro abaixo de 3 GHz.

Notícias relacionadas

No sentido contrário, a Winity vai se valer de acordos de roaming e RAN sharing com a Vivo para atender compromissos em áreas que contam com cobertura e também em novas. Sem a parceria com a tele, a empresa afirma que a viabilização do projeto não seria possível, cogitando até mesmo a devolução do 700 MHz em uma situação limite.

"Caso a operação não se concretize nos termos apresentados, não haveria a diluição dos investimentos necessários para a construção de nova infraestrutura nas localidades que ainda precisam de cobertura, em razão das obrigações assumidas perante a Anatel, inviabilizando o modelo de atacado da Winity", afirmou a empresa.

"Poder-se-ia cogitar a possibilidade de construção de uma rede própria da Winity sem a operação. Essa hipótese foi amplamente analisada e bastante aprofundada, mas a conclusão permanece no sentido de ser inviável", defendeu a empresa, em documento protocolado junto ao Cade.

Ao todo, a Winity estima que 5 mil sites serão necessários para atendimento com 4G dos trechos de estradas federais que ainda não contam com cobertura; caso não possa se ancorar na infraestrutura já existente, outros 2,1 mil pontos seriam necessários.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!