Unifique deixa estreia de rede móvel para fim do primeiro semestre

Até então previsto para o começo deste ano, o início da operação comercial da rede móvel da Unifique deve ficar para o fim do primeiro semestre após a operadora constatar mais complexidades do que o esperado no projeto.

O assunto foi abordado pelo comando da empresa catarinense em teleconferência sobre resultados de 2022 realizada nesta quinta-feira, 23. "Tínhamos perspectiva de começar o ano lançando serviços, mas infelizmente não foi possível. É um mercado que estamos entrando e descobrimos no meio do caminho que há bastante coisa para fazer", admitiu o CEO da Unifique, Fabiano Busnardo.

"Já avançamos bastante e queremos concluir o trabalho no fim do primeiro semestre, com testes começando em abril e talvez lançamento comercial em junho do produto em primeiro versão", completou o executivo da entrante 5G.

Notícias relacionadas

Como já apontado por TELETIME, a Unifique deve começar a operação móvel baseada em contratos de roaming e compartilhamento de infraestrutura existente. Os sistemas de suporte, por sua vez, já têm sido construídos pela operadora – incluindo núcleo (core) de rede e soluções BSS. Segundo Busnardo, os elementos representam uma "parafernalha" de implementação complicada.

Vale notar que a empresa do Sul do País não é a primeira entrante do mercado móvel a dilatar prazos (próprios, não da Anatel) para implementação das novas redes. Outra compradora de espectro no leilão do 5G, a Brisanet precisou de mais tempo para o projeto em relação às expectativas iniciais.

Banda larga

A expectativa da Unifique é de que a operação móvel ajude a incrementar resultados da Unifique em 2023, após números do balanço no ano passado serem considerados aquém do esperado. A provedora encerrou o quarto trimestre com margem em queda (para 47,5%) e desaceleração na adição orgânica de clientes.

Segundo Busnardo, 2022 foi talvez o ano mais complexo da história da empresa. Um aumento importante na inadimplência – que fechou em 3,5% após pico mensal de 4,3% – foi uma das razões, ainda que a Unifique aposte na tendência começando a arrefecer a partir do último trimestre do ano passado.

Outra causa para o resultado pressionado foram dificuldades para consolidação no Rio Grande do Sul, onde a operadora enfrenta desafios na integração da Sygo. "Lembrando que são 900 pessoas, quase uma Unifique nova, mas em estágio inicial [de eficiência]", afirmou Busnardo.

A taxa de juros "bem pior do que a gente esperava há alguns meses" e os próprios custos de expansão de rede foram outros elementos de pressão, com destaque para gastos com direito de passagem (segundo maior custo da empresa, atrás do pessoal).

Pelo lado positivo, a Unifique se vê em boa posição de endividamento, caixa e com possibilidades de seguir crescendo em Santa Catarina, inclusive via aquisições. A empresa segue em negociações avançadas com alvos para M&A. O investimento em portas verticais para redes de fibra óptica em prédios foi outro ponto destacado nos planos de expansão de redes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!