A fornecedora Huawei tem um novo CEO no Brasil: trata-se do executivo Gao Kexin, que assumiu a liderança das operações da empresa no País em 5 de abril. Ele passa a exercer posto que foi ocupado por Sun Baocheng desde 2020.
A mudança faz parte da política de rotação de líderes que a Huawei promove periodicamente. Kexin entrou na fornecedora chinesa em 2001. Em 2007, passou a ocupar o cargo de vice-presidente da empresa em Camarões. Em 2016, exerceu o cargo de CEO da Huawei Filipinas. E entre 2018 e 2023, ocupou diferentes posições na sede da companhia na China.
"Estou muito honrado com a oportunidade de liderar a Huawei no Brasil. Nosso compromisso é ajudar o País a realizar seu pleno desenvolvimento econômico e social por meio da transformação digital e energética de sua economia e indústria. Sabemos do sucesso da implantação da conectividade 5G e dos desafios que ainda existem para um alcance universal. Estamos aqui para apoiar esse processo de construção de uma sociedade cada vez mais conectada, inclusiva, inteligente e sustentável por meio da digitalização", declarou Kexin, em nota.
Nos planos do novo CEO estão os próximos avanços com a chegada do 5.5G nos próximos anos, no qual a Huawei deve ser uma das principais fornecedoras de equipamentos e tecnologia. A empresa também anunciou recentemente uma nova Zona de Disponibilidade de data centers – a terceira no País – em São Paulo, em negócio também visto como prioridade.
A operação
A Huawei Brasil tem quatro unidades de negócios no País: a Huawei Carrier Network Business Group (CNBG), que atende operadoras e provedores de Internet; a Huawei Enterprise Business Group (EBG), que traz soluções tecnológicas para o mercado corporativo e setor público; a Huawei Cloud, que fornece infraestrutura e soluções para computação em nuvem, Inteligência Artificial e Big Data; e a Huawei Digital Power, que fornece soluções sustentáveis para geração e armazenamento de energia fotovoltaica.
A empresa conta ainda com um Centro de Logística (em Sorocaba, SP), uma fábrica em Jundiaí, outra em Manaus e escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Curitiba. Gera cerca de 1.000 empregos diretos e cerca de 16.000 indiretos.