Conselho Consultivo ouvirá Procuradoria e Abrafix sobre reversibilidade

O debate sobre a reversibilidade do backhaul para a universalização da banda larga por parte das concessionárias continua gerando discordâncias dentro do Conselho Consultivo da Anatel. Em reunião realizada nesta sexta-feira, 30, os conselheiros ouviram explicações por parte da Anatel sobre a retirada da cláusula que garantia expressamente a reversibilidade da rede dos aditivos contratuais assinados com as empresas. Mas os conselheiros que acreditam que, sem a cláusula, o backhaul não entra na lista dos bens reversíveis, mantiveram sua posição após a apresentação da agência.
As explicações foram apresentadas pelo assessor especial da Anatel, José Alexandre Bicalho. O cerne da argumentação levada por Bicalho é que a cláusula era dispensável para garantir a reversibilidade, uma vez que o decreto presidencial que cria o programa de universalização da banda larga define a nova rede como "de suporte ao STFC", o que a incluiria automaticamente no rol de itens que retornam à União após o fim da concessão.
Já que a Anatel garante que o backhaul é reversível, a conselheira Flávia Lefèvre sugeriu que fosse encaminhado ao Conselho Diretor um pedido para que o termo aditivo ao contrato fosse alterado novamente para incluir a cláusula, como uma forma de dar transparência sobre a definição. A sugestão foi rejeitada porque não houve unanimidade no apoio à proposta.

Notícias relacionadas

Desculpem a falha

Em contrapartida, os conselheiros contrários a alteração do contrato sugeriram que a Procuradoria da Anatel fosse chamada a prestar novos esclarecimentos sobre o assunto. A idéia foi aceita e, na próxima reunião, em meados de junho, devem comparecer representantes da Procuradoria e também da Abrafix para falar sobre o assunto.
Com relação ao fato de a Anatel não ter encaminhado o texto final do aditivo ao Conselho Consultivo – que teve acesso apenas ao texto onde havia a cláusula de reversibilidade, diferentemente do contrato assinado com as concessionárias – Bicalho pediu desculpas pela falha no procedimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!