Mercado de satélites terá salto de receita e integração em 2024, diz consultoria

Imagem: Wirestock/Freepik

O mercado de satélites vive um ciclo de expansão do mercado de banda larga via satélite e o crescimento do mercado de conexão direta a dispositivos, mas o ano de 2024 deve ser um ano com avanços significativos para o setor por outras razões, muito mais ligadas à oferta de serviços corporativos. A consultoria Analysys Mason publicou previsões para essa indústria, incluindo um crescimento de receita de 7% este ano (uma adição de US$ 15,3 bilhões). Entre os principais destaques, estão maiores integrações com nuvem, segurança e, também, impulsionamento nas redes definidas por software – o chamado SD-WAN.

De acordo com a Analysys Mason, 2024 será a porta de entrada para o início da exploração e integração dos benefícios da inteligência artificial (IA) no ecossistema de satélites de comunicação. Nesse sentido, a consultoria prevê que as partes interessadas empresariais de VSAT sejam pioneiras nesse tipo de tecnologia.

"O cenário da indústria de satélites de comunicação está mudando rapidamente à medida que mais players e soluções são incluídos no mix. Como resultado, esperamos mais consolidação vertical e/ou horizontal em toda a cadeia de valor da indústria de satcom em 2024", apontou a consultoria.

Notícias relacionadas

Starlink

A Starlink, que registrou crescimento expressivo nos últimos semestres (inclusive no Brasil, apesar de alguns problemas vistos por usuários), deve continuar aumentando a base de clientes no mundo este ano – porém em ritmo menor na comparação com 2023, prossegue a consultoria.

Além disso, a expectativa é de que a companhia de Elon Musk tenha como grande foco em 2024 o setor de mobilidade comercial. No ano passado, um dos anúncios mais importantes para a marca foi a operadora SES anunciando a integração da conectividade Starlink em cruzeiros. "A empresa terá oportunidades significativas para aumentar a sua quota de mercado em termos de assinantes nos mercados marítimo e de conectividade a bordo", explicou a Analysys Mason.

A previsão também fala sobre parcerias no setor, indicando aumento em projetos colaborativos e multiórbitas em diferentes casos de uso, "semelhante à parceria SES e Starlink e à integração de capacidades Eutelsat e OneWeb".

Impulsionadores do setor

Para a Analysys Mason, a transformação digital na modalidade enterprise de VSAT, atualização e expansão da rede em backhaul e trunking e plataformas marítimas autônomas e sistemas aéreos não tripulados governamentais e militares serão alguns dos demais pontos impulsionadores da demanda na indústria de satélites de comunicação.

Além disso, há boas expectativas sobre o aumento na demanda pela indústria por parte de projetos e programas de governos que busquem diminuir as "zonas mortas" de conectividade banda larga – área em que satélites podem contribuir. 

A banda larga, inclusive, será uma pontas responsáveis por inflar o crescimento de novas receitas em 2024, juntamente com a mobilidade comercial, bem como backhaul e trunking.

Ainda de acordo com a previsão, a OneWeb, por meio da Eutelsat, começará a entrar em mercados corporativos de VSAT e backhaul. Isso deve se dar a partir de parcerias downstream, preenchendo as lacunas de demanda.

Por fim, o Kuiper (projeto de conectividade via satélite LEO da Amazon, similar ao modelo da Starlink) deve avançar significativamente com os planos de fabricação e implantação da constelação da empresa. "Muito provavelmente, começará a lançar seus satélites em 2024", comentou a Analysys Mason. No final do ano passado, a Amazon comemorou o sucesso nos primeiros testes com satélites experimentais em órbita.

Sobre os satélites geoestacionários (GEO), houve menção ao Jupiter 3 – que já está sendo usado pela HughesNet no Brasil. Segundo o estudo, ele impulsionará o crescimento do mercado GEO nas Américas, tanto em acessos de banda larga e backhaul quanto em VSAT enterprise.

Reprodução: Analysys Mason

D2D

Sobre a tecnologia D2D (sigla inglesa para conexão direta para o dispositivo), a Mason informou que essa ainda será limitada aos alertas de emergência e mensagens em 2024. Mesmo com isso, a consultoria destacou que o ecossistema vai evoluir em velocidade "extraordinária", inclusive com novos lançamentos da Starlink para essa área de atuação programados para este ano.

"AST e Lynk também estão progredindo em suas constelações, enquanto atores tradicionais, como Iridium e ViaSat/Inmarsat, estão entrando no ecossistema de smartphones. 2024 é um ano crítico para o futuro do segmento D2D, com o lançamento do 3GPP18 esperado para expandir significativamente as capacidades D2D do satélite", completou a Analysys Mason.

Vídeo

A previsão também apontou que o mercado de vídeo continuará a perder espaço dentro da estratégia das operadoras. Mas mesmo com a redução, essa continuará sendo a área de maior contribuição de receitas para o mercado de satélite de comunicação. De acordo com a publicação, o mercado de vídeo deve responder por uma fatia de 30% no setor, agregando uma receita acumulada de 4,6 bilhões de dólares.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!