Confirmado lançamento de satélites Kuiper, da Amazon, em 2024

Lançamento dos dois primeiros protótipos do Projeto Kuiper da Amazon. Foto: United Launch Alliance

[Do Mobile Time] O CEO da Amazon, Andy Jassy, confirmou que a companhia vai lançar a sua primeira frota comercial de satélites em 2024. "Nós temos um longo caminho até o lançamento. Mas estamos encorajados pelos nossos progressos", afirmou em carta aos acionistas nesta quinta-feira, 11.

Considerado como "uma grande oportunidade de receita para a empresa", Jassy prevê que o Project Kuiper poderá prover conectividade para "400 a 500 milhões de residências" que estão desconectadas, assim como "governos e empresas que buscam por melhores conexões em áreas remotas".

Vale lembrar, o Project Kuiper é a iniciativa da Amazon para conectividade satelital com satélites de baixa órbita (LEO).

Notícias relacionadas

Dos recentes avanços no Kuiper, a companhia lançou dois satélites de teste que fizeram comunicação de ponta a ponta e validaram todos os sistemas-chave e subchave em outubro de 2023. Em dezembro criou uma rede satelital mesh com lasers que aumentará a capacidade e cobertura da rede.

No Brasil, a Anatel apontou nesta semana a Amazon como um dos players que aguardam o lançamento do arcabouço regulatório (até o final de 2024) para iniciar operações de comunicação satélite para dispositivo (D2D) localmente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!