A IBM e a GSMA, associação global do ecossitema móvel, anunciaram nesta terça-feira, 30, um acordo de colaboração para apoiar a adoção da inteligência artificial generativa (IA) por líderes da indústria de telecom. A iniciativa será desenvolvida por meio do lançamento de um programa avançado e de um desafio de IA generativa.
De acordo com o comunicado da entidade, o seu programa de treinamento em IA visa preparar os líderes das companhias de telecomunicações para era da inteligência artificial ao preencher as necessidades da indústria com novas habilidades e conhecimento, o que será realizado com o uso do watsonx, a plataforma de IA e dados da IBM.
O programa de treinamento foi desenhado para executivos do setor e vai abranger uma ampla variedade de tópicos, desde os princípios fundamentais da tecnologia até aplicações com IA generativa em telecomunicações, segundo a associação.
"A Inteligência Artificial fornece ao setor de telecomunicações e às sociedades que ele atende enormes oportunidades para lançar novos serviços, melhorar a conectividade e a experiência do cliente", afirmou Alex Sinclair, diretor de tecnologia da GSMA, em comunicado. "As competências, o acesso e a formação necessários são fundamentais para alcançar este objetivo."
A iniciativa acontecerá neste ano em escritórios da IBM espalhados em cinco lugares ao redor do mundo, incluindo Dubai, Londres, México, Nova York e Seul, além de um treinamento online disponível em diferentes línguas. O objetivo da versão digital é endereçar a estratégia de negócios e os fundamentos tecnológicos da IA generativa por meio de exercícios práticos
Ainda, o programa de IA generativa da GSMA pretende oferecer aos participantes da associação acesso à plataforma watsonx. Dessa forma, será possível explorar casos de uso, abrindo caminho para melhorias de custos pela alta liderança, incremento do crescimento das receitas e aprimoramento da experiência do usuário.
"A IA generativa pode criar enormes oportunidades para os provedores de serviços de comunicação à medida que procuram otimizar os processos atuais e, como a GSMA, nosso objetivo é oferecer esta tecnologia dentro da indústria, o que estamos tornando possível através do watsonx," disse Stephen Rose, general manager de indústrias globais da IBM, em nota.