A Amazon anunciou que o Projeto Kuiper alcançou taxa de sucesso de 100% para a missão Protoflight. De acordo com a companhia, todos os principais sistemas a bordo dos dois primeiros satélites protótipos demonstraram desempenho normal ou até melhor desde o lançamento – que ocorreu no mês passado. A série de experimentos foi conduzida ao longo da semana passada no estado americano do Texas.
A companhia testou o desempenho de elementos como computadores de voo, painéis solares e sistema de propulsão e carga útil avançada de comunicações por radiofrequência (RF). Com isso, a equipe fez uma demonstração da rede com direito a streaming de vídeo 4K e chamadas de vídeo bidirecionais. No entanto, a Amazon não citou as velocidades de Internet alcançadas com rede de baixa órbita terrestre (LEO)
De acordo com a Amazon, com esses primeiros testes concluídos, Projeto Kuiper está no caminho para iniciar a produção em massa dos satélites antes de uma implantação em grande escala – o que deve ocorrer a partir do primeiro semestre de 2024. Após isso, entrará em operação o teste beta com clientes selecionados, antes do final do ano que vem.
Mesmo com a validação da arquitetura do sistema, a empresa informou que ainda realizará experimentos nos próximos meses. O objetivo é verificar como os satélites se comportam sob diferentes condições e como resistem aos extremos do espaço.
Parcerias com as teles
A Amazon fala em atender "dezenas de milhões" de clientes em todo o mundo em áreas remotas, desde os residenciais, até mesmo empresas e agências de governo. Com isso, a gigante do varejo quer concorrer com a Starlink de Elon Musk – que hoje tem mais de 2 milhões de assinantes em todo o mundo.
"Para concretizar esta visão, a Amazon e os seus parceiros estão a inovar e a investir na infraestrutura necessária para escalar rapidamente as operações e serviços do Projeto Kuiper", informou a empresa em comunicado.
As teles Vodafone e a Verizon já estão entre as primeiras confirmadas a participarem dos pilotos do serviço no segundo semestre do ano que vem, mas a companhia já deixou a porta aberta para novos parceiros, que devem informá-la sobre interesse até o início de 2024.
Detalhes
"A missão também nos permitiu validar tecnologia e infraestrutura no terreno, incluindo protótipos do terminal do nosso cliente; estações de telemetria, rastreamento e controle (TT&C) localizadas em lugares como Havaí e Maurício; nossa estação terrestre no Texas; e pontos de conexão à internet terrestre via Amazon Web Services (AWS)", informou a companhia em comunicado à imprensa.