Kuiper, da Amazon, lança primeiros satélites de teste para constelação LEO

Lançamento dos dois primeiros protótipos do Projeto Kuiper da Amazon. Foto: United Launch Alliance

A Amazon finalmente lançou os primeiros satélites de teste do Projeto Kuiper nesta sexta-feira, 6. O envio dos dois primeiros equipamentos foi realizado a partir da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, às 15h06 (horário de Brasília). Os satélites foram a bordo do foguete Atlas V, que pertence à United Launch Alliance (ULA).

KuiperSat-1 e KuiperSat-2 são os nomes dos dois protótipos da Amazon lançados ao espaço hoje durante a missão Protoflight. A empresa pretende formar uma constelação de mais de 3.200 satélites de baixa órbita terrestre (LEO), cuja fabricação deve se dar ao longo dos próximos seis anos. Com isso, companhia famosa no segmento de varejo também deve comercializar, em breve, Internet via satélite em todo o globo.

De acordo com a Amazon, os primeiros satélites a serem produzidos devem ser lançados no primeiro semestre de 2024. Além disso, os testes beta estão programados para começar com os primeiros clientes comerciais até o final de 2024.

Notícias relacionadas

"Este lançamento é o passo inicial no apoio à implantação da iniciativa da Amazon para fornecer serviços de banda larga rápidos e acessíveis para comunidades não atendidas e carentes em todo o mundo", disse Gary Wentz, vice-presidente de Programas Governamentais e Comerciais da ULA. Assista ao momento da decolagem:

Detalhes

O Kuiper tem dinâmica semelhante à da rival Starlink. Ou seja, o sistema inclui três elementos principais: satélites de banda larga LEO, pequenos terminais de clientes (o kit com a antena) e, por fim, uma rede de comunicação terrestre.

A missão Proflight tem como principal objetivo testar o funcionamento e gerenciamento de todo esse conjunto. Os satélites estarão numa altitude de pouco mais de 500 Km – a mesma dos modelos da Starlink. Após a conclusão dos testes, a Amazon iniciará um processo para tirar os protótipos da órbita antes que queimem na atmosfera da Terra. Esse procedimento serve para evitar detritos espaciais.

"Trabalhamos diligentemente em parceria com a equipe do Projeto Kuiper para lançar esta importante missão que ajudará a conectar o mundo. Esperamos continuar e desenvolver a parceria para missões futuras", finalizou Wentz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!