NEC mira automação, serviços digitais e parcerias com operadoras

José Renato Gonçalves, da NEC

A fornecedora de sistemas e serviços NEC pretende se beneficiar da expansão de redes alta capacidade gerada pela chegada do 5G, além de mirar novas parcerias com operadoras de telecom e projetos digitais em outros segmentos da economia, como o agronegócio.

Presidente da NEC Brasil, José Renato Gonçalves conversou com TELETIME durante a Futurecom 2023 e explicou parte da estratégia da empresa. "A expansão do 5G está trazendo um crescimento da necessidade de rede e de backbone e estamos atuando fortemente nisso com as operadoras, mas colocando serviços", apontou.

As oportunidades passam pela automação para gestão de equipamentos, como a configuração remota de milhares de roteadores IP de uma operadora (no segmento, a NEC integra soluções da Cisco) ou o provisionamento de circuitos de forma mais eficiente. Outra demanda em alta se baseia na chamada observabilidade de rede.

Notícias relacionadas

"Com toda complexidade de rede existente hoje – que pode passar por rede IP, óptica, cloud, data center dentro da empresa -, nós conseguimos apontar exatamente onde estão os problemas na rede. Essa observabilidade pode chegar até ao nível de usuário", indicou Gonçalves.

A atuação em projetos pré-comerciais de Open RAN também está no roteiro, bem como o exercício do papel de integradora em projetos de redes privativas. Neste caso, Gonçalves aponta demanda de diferentes segmentos como indústria, mineração e agronegócio – sendo este último considerado uma grande fronteira, dada às lacunas de conectividade enfrentada por produtores.

O agro ainda tem sido um indutor da vertical de serviços digitais da NEC. "Estamos combinando conectividade com inteligência artificial, usando sensores de solo, satélites e drones para chegar em informações para diversas culturas, com calibragem para cada uma delas. Já temos para uva, cenoura e vamos expandir para outras culturas de alto valor agregado, como batata, cana ou alho".

O recurso indicaria necessidades específicas de cada cadeia, indicando insights sobre onde e quando plantar, de colher, de irrigar ou pulverizar com fertilizantes. Segundo o presidente da NEC, tais recursos que integram inteligência artificial no agro têm sido inclusive demandados por bancos e seguradoras, para quantificar riscos em financiamentos para produtores rurais.

Ainda no portfólio de serviços digitais estão soluções de cidades inteligentes – como recursos para monitoramento de mobilidade, ambiental (em questões como inundação ou qualidade do ar), de segurança pública ou para a parte de iluminação pública. Outra vertical buscada pela empresa são soluções de identificação digital, utilizadas pelo setor da saúde e governos, inclusive como solução antifraude.

"São soluções com muita sinergia com operadoras e ISPs, que têm acesso ao cliente final em áreas remotas e que precisam aumentar oferta de valor, deixando de oferecer só conectividade. Uma das estratégia é posicionar essas soluções com operadoras e ISP que tenham operação B2B, para que eles possam atuar como canais", apontou Gonçalves.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!